[weglot_switcher]

Startup portuguesa de saúde angaria 10,85 milhões para investir em IA

A plataforma tem por objetivo agregar os “recursos” de que os médicos precisam. Para isso, disponibiliza, entre outras soluções, um assistente virtual que tem por base a Inteligência Artificial.
27 Março 2024, 17h58

A startup portuguesa Tonic App fechou uma ronda de investimento após levantar 10,85 milhões de euros. Uma parte do valor vai ser canalizado para o investimento em Inteligência Artificial (IA), entre outras vertentes.

Em comunicado, indica-se que as sociedades portuguesas de capital de risco BlueCrow Capital e Iberis Capital dividiram a liderança da terceira ronda de investimento da empresa, que conta ainda com um reforço de investimento dos primeiros investidores, a luxemburguesa Vesalius Biocapital III, a Armilar Venture Partners e a Portugal Ventures. O investimento encerra com a participação de duas novas entidades, sendo elas a Shilling VC e a francesa FSNB Health & Care.

A Tonic App quer afirmar-se enquanto plataforma digital que agrega “numa única plataforma” as ferramentas de que os médicos necessitam. Visa ainda tornar “ainda mais simples” a prática clínica, resolvendo a “fragmentação de recursos digitais que os médicos precisam para o seu dia-a-dia profissional”.

A startup vai aproveitar o valor angariado para expandir a operação para outros países, com o objetivo de estar presente nos maiores mercados de saúde europeus, que são Espanha, Itália e França, Reino Unido e Alemanha, sendo que ainda só está presente nos três primeiros. Os planos apontam para a entrada nos dois últimos no prazo dos próximos 24 meses.

O valor vai ainda apoiar “a forte aposta em investigação e desenvolvimento (I&D), com especial foco na Inteligência Artificial Generativa”, pode ler-se no documento. De referir que em causa está “um assistente virtual para médicos” que se baseia na IA generativa, que já foi “utilizado por 25.900 médicos”.

A Tonic App “espera obter a sua certificação como dispositivo médico até setembro”, adianta-se ainda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.