[weglot_switcher]

Stellantis atinge 29% de quota de mercado em Portugal e cresce mais de 5% em vendas na Europa

Em Portugal, a Stellantis é responsável por mais de um quarto dos automóveis de passageiros e veículos comerciais vendidos no país durante o primeiro trimestre.
9 Abril 2024, 17h35

A Stellantis, liderada por Carlos Tavares, registou um aumento de 5,4%, no primeiro trimestre, nas vendas no mercado europeu, face ao ano anterior, e registou uma quota de mercado de 19,2%, ficando 0,9 pontos percentuais (p.p.) face ao registo atingido no ano anterior, comunicou esta terça-feira a empresa do sector automóvel. Em Portugal, a empresa foi responsável por mais de um quarto dos automóveis de passageiros e veículos comerciais vendidos no país, atingindo uma quota de mercado de 29,5%.

Já a Stellantis Pro One, que é a unidade de veículos comerciais, teve uma quota de mercado de 30%, mais 11,1% em termos de volume, no primeiro trimestre, face ao ano passado, “liderando o segmento”, referiu a empresa.

No segmento dos veículos elétricos a bateria (BEV), a empresa teve um crescimento nas vendas, no primeiro trimestre, de 4,5%, face ao período homólogo, com os mercados de França, Polónia, Portugal e Reino Unido a atingirem uma quota de mercado global de veículos particulares + veículos comerciais ligeiros (VP+VCL) de 14,4%.

“Em França, a Stellantis mantém a sua posição de liderança de vendas com uma quota de mercado combinada VP+VCL de 32,4% no primeiro trimestre, um aumento de 0,3 p.p. em relação a 2023. As matrículas também aumentaram 7,3%, com a Stellantis a ter uma vantagem de 7,5 p.p. sobre o seu principal concorrente. Em Itália, a Stellantis apresenta um aumento de 4,3% nas vendas (VP+VCL) em relação ao ano anterior, mantendo a posição de líder de mercado. Seis modelos da Stellantis estão entre os dez mais vendidos, incluindo o FIAT Panda que assegura a posição nº 1 e o Citroën C3 que completa o pódio”, diz a empresa.

Na Alemanha, a Stellantis teve um crescimento de 22,7%, nas vendas, no primeiro trimestre, e aumentou a sua quota de mercado em dois pontos percentuais para os 13,9%.

“A Stellantis é responsável por mais de um quinto dos automóveis de passageiros e veículos comerciais vendidos em Espanha durante o primeiro trimestre de 2024, fechando o trimestre com uma quota de mercado de 20,4% e afirmando a sua liderança no mercado espanhol”, refere a empresa.

No Reino Unido, a empresa teve um crescimento de 18,7% no primeiro trimestre, e quota de mercado subiu um ponto percentual para os 14,7%.

“Em Portugal, a Stellantis é responsável por mais de um quarto dos automóveis de passageiros e veículos comerciais vendidos no país durante o primeiro trimestre, com uma quota de mercado de 29,5% e afirmando a sua liderança no mercado português. A Peugeot lidera o mercado e a Citroën ascende à 3ª posição. Em vários outros países europeus, o crescimento das vendas é igualmente significativo”, acrescenta a empresa.

Já no mercado dos veículos elétricos a bateria (BEV), juntando os veículos particulares + veículos comerciais ligeiros (VP+VCL), houve um crescimento de 4,5%, no primeiro trimestre, nas vendas, em relação ao ano anterior, e mais 8,2% nos dez principais mercados, e uma quota de mercado de 14,4% no primeiro trimestre, no mercado da União Europeia a 29.

“A Stellantis também lidera em vários segmentos de BEV, assegurando posições de pódio em vários grandes mercados europeus. Em França, os volumes de BEV registam um crescimento de dois dígitos (+54%), atingindo uma notável quota de mercado de 35,7%, mais 7,2 pontos percentuais do que no ano anterior. Observam-se também aumentos significativos de volume no Reino Unido, em Portugal e na Polónia”, salientou a empresa.

“Os números de vendas do primeiro trimestre de 2024 sublinham o desempenho consistente das nossas marcas e da nossa linha de produtos na Europa. Devemos estes resultados à confiança inabalável dos nossos clientes nos nossos produtos e marcas. Em 2024, continuamos empenhados em manter esta dinâmica, com a introdução de vários produtos novos e entusiasmantes ao longo do ano para alcançar o primeiro lugar”, disse o diretor de operações da Stellantis, Europa Alargada, Uwe Hochgeschurtz.

“O excelente desempenho das vendas de veículos elétricos em França realça o potencial deste segmento quando apoiado por incentivos à compra. À medida que nos esforçamos por tornar os veículos elétricos acessíveis a todos através do nosso plano estratégico Dare Forward 2030, é essencial um esforço coletivo de todas as partes interessadas para uma adoção generalizada e uma mobilidade sustentável”, acrescentou Uwe Hochgeschurtz.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.