[weglot_switcher]

Sugoi!, o novo restaurante japonês que combina ‘raw’ e ramen

Já é oficial. No 8 Marvila, em Lisboa, abriu um japonês que combina pratos crus e ramen na sua carta. E chama-se SUGOI!, que é a expressão que os japoneses usam para dizer “uau!”.
3 Abril 2024, 13h20

Era uma vez… Não, não vamos começar assim, mas dizer que “um dia”, Rui Rosário abandonou uma carreira empresarial para ir atrás do seu sonho. Em 2018, foi estudar para Tóquio, na Tokyo Sushi Academy,e  quando regressou a Lisboa foi trabalhar para a Barra Japonesa, no Praia no Parque.

Regressa novamente ao Japão, em 2023, onde fica a estagiar em dois restaurantes, para aprimorar a preparação de sushi e kaiseki, com destaque para o Hakkoku, no sempre movimentado bairro de Ginza, onde estagiou com um Chef com estrela Michelin.

Volta a Lisboa e idealiza a sua próxima aventura, o Sugoi!, no 8 Marvila, no bairro homónimo, onde plasma tudo aquilo que aprendeu enquanto estudou e viveu no Japão, trazendo consigo uma abordagem muito pura da cozinha japonesa através de um conceito muito próprio, que combina pratos crus e ramen.

Tal como no Japão, também no 8 Marvila, a comida é confecionada à frente dos clientes. No menu destacam-se a “Cebolada” de Sarrajão, a Cavala, Ponzu e Rábano, o Sashimi Moriawase, um combinado de vários peixes num prato e o Choco, Wakame e Yuzu Kosho, que podem ser conjugados com as opções de Ramen.

Desde o nome à envolvente, nada foi deixado ao acaso, incluindo a seleção de vinhos orgânicos e saquê exclusivo do Sugoi! para os verdadeiros apreciadores. No fundo, a ideia de Rui Rosário é partilhar as suas experiências por terras japonesas com quem se senta ao balcão ou na esplanada do Sugoi!, na expectativa de os clientes se deliciarem com os pratos aqui servidos, ao ponto de exclamarem “Uau”, ou mesmo “Sugoi!”, que é a expressão usada pelos japoneses para descrever algo fantástico ou surpreendente.

O Sugoi! fica no 8 Marvila – Praça David Leandro da Silva 8; Lisboa; 5ª e 6ª feira: 12h30 às 16h00 e 19h00 às 23h00; sáb.: 12h30 às 23h00; dom.: 13h00 às 19h00

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.