[weglot_switcher]

Mercadona. Cada trabalhador deu mais de 313 mil euros a ganhar ao retalhista espanhol

Os 99 mil trabalhadores da Mercadona levaram a empresa a atingir um volume de faturação superior a 31 mil milhões de euros. Dividindo este valor, cada trabalhador (espanhol e português) foi responsável por vendas de 313.545 euros.
26 Maio 2023, 11h53

A Mercadona continua a distanciar-se dos seus rivais. Em Espanha, a cadeia de supermercados é a que mais fatura, tem mais funcionários, alcançou a maior quota de mercado e tem o maior nível de produtividade por funcionário. Em Portugal, tem vindo a crescer sustentavelmente.

De acordo com o “El Economista”, a retalhista espanhola alcançou um volume de negócios de 31.041 milhões de euros. Isto significa que, dividindo este valor pelos 99 mil trabalhadores espanhóis e portugueses, cada funcionário gerou uma receita de 313.545 euros para a empresa, um valor acima dos seus concorrentes.

Em termos de comparação, são 12,5% a mais que o Lidl, 36% a mais que o Carrefour e 46% acima do Dia (Minipreço) em Espanha. A Mercadona explica que, considerando a massa salarial e lucros pré-impostos e horas trabalhadas, a produtividade dos seus funcionários aumentou 7% no ano passado, reconhecendo o esforço dos empregados.

Após o resultado anual, a Mercadona reconheceu a melhoria das receitas e o aumento da produtividade ao distribuir 405 milhões de euros pelos trabalhadores. Mas não foi só este valor: a retalhista aumentou em 9,6% o salário dos trabalhadores portugueses e em 5,7% dos espanhóis já este ano, combatendo a inflação.

Onde fica a Mercadona em Portugal?

Devagarinho, a retalhista de Valência entrou em Portugal em julho de 2019 e foi conquistando clientes, começando por abrir lojas na região Norte e estando, desde o ano passado, a espalhar-se mais para sul.

Apesar de uma conquista ligeira (ainda que os preços não se assemelhem aos espanhóis por causa do IVA), a Mercadona já vende mais que o Minipreço em Portugal, mesmo que o grupo Dia tenha dez vezes mais lojas.

ranking da Kantar, que avaliou a quota de mercado dos supermercados presentes em Portugal, verificou que a Mercadona tornou-se o sexto maior operador no mercado nacional no último trimestre do ano passado, com uma quota de 3,8%, ficando à frente do Aldi (2,7%) e do Minipreço (2,2%).

Até abril, a Mercadona somava 39 lojas no território nacional e já tem planeado todo o processo de abertura para novos supermercados. Só este ano, a retalhista espanhola prevê a abertura de dez novas lojas, em Marco de Canaveses, Braga, Lousada, Gondomar, Seixal (Corroios), Sintra (Mercês e Massamá), Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Alverca) e Figueira da Foz. Só estas lojas significam a criação de 650 postos de trabalho.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.