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Transformação é palavra de ordem no retalho telco

O mercado das telecomunicações português abraça este ano a quinta geração das redes móveis. A nova vaga tecnológica coloca desafios à indústria, com os departamentos de retalho de smartphones e aparelhos acessórios a ter de fazer corresponder a sua oferta à procura dos consumidores. O impacto do 5G e os hábitos de consumo dos portugueses são pontos a relacionar e a explorar para os principais ‘players’ nacionais.
20 Fevereiro 2020, 20h50

1. O que procuram os consumidores?

2. Quais serão as tendências em 2020?

3. O que vai mudar no retalho de telecomunicações com o 5G?

 

João Epifânio, Chief Sales Officer/B2C da Altice Portugal

Assistentes de Voz em Português

1. Os smartphones continuam a estar no top de preferências dos portugueses, sendo um dos gadgets mais procurados no mercado, resultado das permanentes evoluções que as marcas têm introduzido nos modelos mais recentes. Por outro lado, os wearables [acessórios conectáveis] têm vindo a ganhar muita relevância e uma procura cada vez maior, como por exemplo os smartwatches, smartbands, earpods, acessórios de música (colunas ou headphones), entre outros. Para a Meo, marca da Altice Portugal, é fundamental manter-se atualizada em termos de oferta de modo a garantir que os seus clientes têm acesso aos melhores e mais modernos equipamentos e tecnologias.

2. O ano de 2020 é importante na indústria. Por isso mesmo, é preocupação da Altice Portugal manter a diversificação da oferta, apostando em ter no seu portfólio inovações como os smartphones dobráveis, que conta com cada vez mais fabricantes a apostar neste novo formato, e cada vez mais variedade nos wearables, com aumento na oferta de smartwatches, smartbands e earpods, entre outros. É também esperado para este ano o lançamento de novas consolas de gaming (Sony e Microsoft), uma modalidade que conta com o apoio da Altice Portugal desde a primeira hora, através da sua marca Moche. Por último, mas não menos relevante, vamos assistir à chegada e dos assistentes de voz em português. No entanto, o maior desafio de 2020 está reservado ao 5G onde a Altice Portugal se tem posicionado como líder inequívoco, não só através do investimento em infraestrutura de fibra ótica, mas também com a realização de inúmeros testes e demos de soluções e de rede.

3. O 5G promete velocidades muito superiores, menos latência e maior densidade permitindo que cada vez mais equipamentos se liguem entre si. Assim, vamos assistir por um lado ao lançamento de smartphones e routers de nova geração e por outro ao crescimento dos devices conectados, à medida que vão surgindo novos ecossistemas possibilitados por esta tecnologia, em áreas tão diferentes como a saúde e a agricultura. A Altice Portugal, através das suas várias marcas, tem já soluções concretas em algumas destas áreas como seja soluções de IoT [Internet das Coisas] como sistemas de recolha de lixo otimizados, ou telemetria da água, ligados a devices.

 

Daniel beato, Diretor de Marketing Particulares da NOS

Popularização de smartwatches ou smartbands

1. Enquanto operador de telecomunicações e retalhista sentimos que os consumidores são cada vez mais exigentes com o processo de compra (comodidade é fator crítico), com as opções onde comprar e receber os produtos e a utilização dos mesmos. Com a importância crescente que os smartphones e outros equipamentos têm nas suas vidas, os utilizadores procuram essencialmente produtos que lhes garantam resposta às exigências de consumo e processamento de informação, o que se traduz num crescimento acentuado das vendas das gamas média/alta em detrimento dos produtos mais acessíveis. Num mercado cada vez mais indiferenciado não chega ter os melhores produtos. Os clientes avaliam o portfólio disponibilizado e a respetiva competitividade de preço. A existência de seguro contra danos, de acessórios de proteção, de um serviço de pós venda credível ou a flexibilidade da compra a prestações sem juros são algumas variáveis fundamentais para a decisão de compra final. Ciente desta realidade, a NOS acompanha esta tendência e tem criado propostas de valor integradas como, por exemplo, o lançamento dos seguros de proteção de equipamentos em 2019.

2. O ano de 2020 ficará seguramente marcado pelo lançamento do 5G. Esta nova geração móvel vai criar um vasto número de oportunidades para abordar desafios sociais, ambientais e da vida de cada um de nós. A velocidade, a latência e o aumento de capacidade de devices conectados vão dar lugar a grandes evoluções no IoT e na forma como vivemos e nos ligamos uns aos outros. O 5G é uma aposta clara da NOS – pretendemos liderar este movimento, contribuindo para a introdução de inovação disruptiva no mercado e de crescente excelência de serviço. O ano de 2020 ficará ainda marcado pela introdução de equipamentos com ecrãs dobráveis, pelo alargamento do eSIM (em que a NOS foi pioneira em Portugal), por tempos de refrescamento de ecrã consideravelmente mais rápidos – fundamental para gaming – e pela popularização de outros equipamentos conectados como smartwatches ou smartbands.

3. O 5G vai ter um grande impacto em todo o tecido económico e o retalho, seguramente não será exceção. Em agosto a NOS disponibilizou o primeiro smartphone em Portugal com suporte para 5G e lançou recentemente mais dois novos telemóveis flagships da Samsung com acesso à tecnologia 5G. Até ao final do ano, a NOS continuará a lançar equipamentos 5G em price points cada vez mais acessíveis permitindo o início da democratização deste tipo de smartphones. Na qualidade de operador e de retalhista, a NOS tem, naturalmente, um papel e até uma responsabilidade acrescida em democratizar o acesso ao 5G, não só através da implementação da rede mas também no acesso à tecnologia, aos vários equipamentos e no lançamento de novos serviços. Este papel da NOS é absolutamente critico para o ritmo do impacto positivo do 5G na vida dos portugueses. A médio prazo, introduziremos novos equipamentos conectados que vão “enriquecer” a vida aos seus utilizadores, tornando-a mais interativa e digital. Tecnologias como a realidade aumentada, realidade virtual e projeção holográfica vão ser exponenciadas por uma rede atualmente já preparada para o 5G que permitirá suportar utilizações mais exigentes em cenários de total mobilidade.

 

António Margato, Diretor de Marketing para o Consumo da Vodafone Portugal

Mais produtos ligados à Internet das Coisas

1. Hoje os consumidores têm acesso a muito mais informação e são cada vez mais exigentes na qualidade dos produtos e serviços. Isso obriga as marcas a reinventarem-se, procurando não só inovar, mas sobretudo antecipar as necessidades dos clientes. A par disso, o perfil ‘always on’ dos consumidores atuais torna-os mais atentos às tendências dos mercados internacionais e, sobretudo no segmento mais jovem, preocupam-se cada vez mais com a sustentabilidade dos produtos que adquirem.

2. Produtos e serviços com interação por voz recorrendo a assistentes de voz virtual – que tanto controlam a TV, falam do tempo, marcam mesa num restaurante ou, até, contam uma anedota – é uma das grandes tendências deste ano. Uma realidade já em vários mercados através de colunas inteligentes, mas que tarda a chegar a Portugal por causa da falta de suporte da língua portuguesa (excluindo aqui o português do Brasil). Outra das tendências é o crescimento de produtos IoT, uma realidade cada vez mais presente nas nossas vidas, seja através da casa cada vez mais inteligente e conectada (com lâmpadas, termóstatos, estores, frigoríficos, etc., ligados à rede), no carro (onde já não vivemos sem o uso de apps que nos dão dados de tráfego em tempo real e alertas colaborativos para otimizar rotas de viagem) ou outros acessórios como smartwatches e trackers de localização (para não se perder o rasto a malas, bicicleta, motas ou automóveis) e de atividade física. E esta conectividade será ainda mais potenciada pela nova tecnologia eSIM, que permitirá, por exemplo, praticar desporto sem necessidade de transportar um telemóvel. Nos smartphones a tendência é o aumento do número de câmaras fotográficas e com maior resolução, com a grande novidade dos ecrãs dobráveis que irão permitir maior versatilidade. Também em 2020 é expectável um aumento da oferta e do consumo de serviços de vídeo/streaming, tanto em casa como em mobilidade, com mais players a operar em Portugal (Netflix, HBO Portugal, Disney+, Apple TV+, etc.).

3. O 5G será a tecnologia que irá permitir a massificação de dispositivos ligados e de serviços que exigirão da rede velocidades mais altas e tempos de resposta instantâneos (latências baixas). Estas características vão potenciar ainda o aparecimento de novos serviços cada vez mais interativos e imersivos, nomeadamente de realidade aumentada e realidade virtual, criando nos consumidores a necessidade de subscreverem tarifários de dados worry free, de forma a usufruírem de todos estes dispositivos e serviços sem preocupações. O 5G vai permitir ainda a explosão de sensores ligados diretamente à rede móvel, ligando tudo a todos e todos a tudo. Nos automóveis, por exemplo, vai permitir a comunicações diretas entre veículos, semáforos e pedestres, evoluindo até soluções de condução assistida e autónoma.

 

Pedro Brehm, Presidente Executivo & CEO da Phone House

E-commerce vai mudar com IA

1. É curioso verificar uma evolução do perfil dos consumidores, os quais estão mais informados e exigentes. Se até há cinco ou seis anos parecia evidente que o e-commerce iria sobrepor-se ao comércio mais tradicional, hoje tal não se verifica. Mesmo com a crescente utilização dos canais digitais e respetiva reputação. Vemos, antes, uma realidade omnichannel que entronca em duas premissas: no online a pesquisa quanto às características do produto, bem como as opiniões de outros consumidores; e o lado mais humano e especialista da loja física, que, afinal, não deixou de ser fundamental na hora de efetuar uma compra. Em suma, estamos a falar de um mundo digital que ganha relevo, numa integração perfeita com as lojas físicas. Verificamos, por experiência própria, os excelentes resultados da implementação de uma estratégia omnichannel, através da qual é possível comprar um equipamento no site e escolher a loja física onde levantá-lo. E se este estiver esgotado em determinado espaço, é possível verificar onde se encontra disponível e solicitar o seu envio de acordo com a disponibilidade do cliente. Com esta transformação espera-se que o consumidor usufrua de uma experiência diferenciadora e global, que o deixe amplamente satisfeito e disposto a voltar.

2. Se o mercado acha que os últimos anos foram tremendos quanto à evolução de todo o setor das telecomunicações, então 2020 marcará a entrada numa nova dimensão.
No que concerne aos players que se encontram no mercado português, claro que vamos assistir a novidades em termos de equipamentos, com natural pressão nos preços. E um negócio mais diversificado implicará estratégias diferenciadoras, onde a experiência ocupa lugar de primeira grandeza. No ponto de vista tecnológico, sem dúvida que “A” tendência que abrirá novos horizontes é o 5G, com implicações, por exemplo, na realidade aumentada, e em tudo o que de incrível esta proporciona. Mas não só. A IoT encontra agora espaço para atingir uma outra dimensão: atente-se, pois, ao desenvolvimento de soluções para as smart cities. Também a utilização dos motores de inteligência e a inteligência artificial (IA) terão maior preponderância. Uma palavra, por fim, para o e-commerce, tecnologia que utiliza a IA com o objetivo de automatizar o comércio eletrónico. Tal visa aprofundar a perceção do comportamento do consumidor e possibilitará a adoção de estratégias personalizadas mais direcionadas a cada caso. Estejam atentos a esta tendência, que veio para ficar e vai revolucionar o comércio global.

3. Na área das telecomunicações vamos assistir uma evolução dramática. Inevitavelmente, os smartphones, todos, mais tarde ou mais cedo terão esta tecnologia, embora a implementação ou acessibilidade ao 5G não seja imediata, acontecerá de forma gradual. Os índices de latência ou velocidade de rede são incalculáveis. Imagine que tem a oportunidade de conduzir um carro cem vezes mais rápido! É um mundo e uma tecnologia sem igual. Para as empresas que trabalham neste setor, em especial, no comércio de dispositivos de telecomunicações, vão surgir oportunidades que não se cingirão ao hardware. Como tal, na oferta de serviços o setor terá que se adaptar aos desafios que se colocarão e encontrar a melhor forma de satisfazer os consumidores.

 

 

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