[weglot_switcher]

Três portugueses na lista dos 30 talentos europeus mais promissores, segundo a Forbes

Pedro Braz, cofundador da HelpMeChoose, incubada na UPTEC, foi destacado pela prestigiada publicação na área das finanças. Pedro Gomes, fundador da WalletConnect, e Martim Perestrelo, co-fundador da Tether, são os outros jovens empreendedores portugueses na lista deste ano.
10 Abril 2024, 16h28

O português Pedro Braz, na foto, cofundador da HelpMeChoose, integra a lista dos 30 talentos europeus com 30 anos ou menos anos da revista Forbes, na categoria de finanças. Na lista deste ano figuram dois outros portugueses:  Pedro Gomes, fundador da WalletConnect, e Martim Perestrelo, co-fundador da Tether.

Fundada em 2018, a WalletConnect começou com uma ideia simples: ajudar os utilizadores de carteiras móveis a conectarem-se facilmente a aplicações de desktop através da “magia” do código QR.

A empresa de Pedro Gomes é hoje mais do que o protocolo WalletConnect, fornecendo ferramentas para que os desenvolvedores criem experiências web3 envolventes.

Martim Perestrelo, co-fundou Tether, empresa de software que analisa, prevê e otimiza horários de carregamento VE através de parcerias com operadores de pontos de carregamento, fornecedores de serviço de mobilidade elétrica e outros sistemas de gestão de energia. O jovem empreendedor figura na lista da Forbes na categoria Manufatura e Indústria.

Pedro Braz, natural do Peso da Régua é formado em Economia pela Faculdade de Economia da U. Porto (FEP), tendo uma especialização em fintech na britânica Saïd Business School da University of Oxford.

A meias com Franklin Carneiro da Silva criou a HelpMeChoose. A empresa que desenvolve produtos digitais de  analisa para corretoras de bolsa, bancos digitais, ETFs e outros, ultrapassou já um milhão de utilizadores no mundo desde o seu lançamento, em 2021, contado na lista de clientes com nomes como Saxo Bank, Wise e Interactive Brokers.

“Ser distinguido pela Forbes é uma honra”, afirma. “Enquanto startup, temos de estar sempre a reinventar-nos e arranjar formas de crescer. Neste momento, estamos a repensar um dos nossos maiores produto e iremos lançar uma versão melhorada em breve! Ainda estamos a descobrir o nosso caminho, mas o objetivo global é ajudar as pessoas a tomar melhores decisões financeiras, e tornarmo-nos numa referência para quem pretende comparar serviços financeiros internacionalmente”.

Não é a primeira vez que empreendedores da UPTEC são distinguidos pela Forbes. Em 2021, Carlos Lei, alumnus da FCUP e cofundador da HypeLabs, e Frederico Carpinteiro, alumnus da FEUP e CEO e fundador da Adapttech, foram destacados pela revista. No ano passado integraram-na Bruno Azevedo e Rodrigo Pires, alumni FEUP e fundadores da Addvolt, spin-off da Universidade do Porto, e António Rocha, Gilberto Loureiro e Paulo Ribeiro, alumni FCUP e fundadores da Smartex. No ano anterior foi a vez de Tiago Sá, alumnus FEUP e um dos fundadores da Wisecrop ser eleito na categoria de empreendedores sociais. As distinções recuam até 2017, com Miguel Santo, fundador da Uniplaces a integrar a lista na secção de tecnologia.

 

Notícia atualizada às 19h24 com inclusão do nome do terceiro português na lista da Forbes

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.