[weglot_switcher]

Turismo: Adecco prevê mais empregos de verão e contratos diretos

“Portugal está no ‘hype’ do turismo, do imobiliário, das novas tecnologias e startups, muito resultado do WebSummit, e resultante disto não temos sentido, de ano para ano, picos acentuados de procura de acordo com a sazonalidade como era norma”, explica Vânia Borges, responsável de RH da Adecco.
11 Junho 2019, 12h13

A empresa de Recursos Humanos Adecco revelou esta terça-feira as suas previsões de empregabilidade para a época de verão (de junho a setembro) na área do Turismo e setores associados em Portugal. A empresa de recrutamento com sede na Suíça antecipa um aumento de contratações em 2019, em linha com o que já ocorreu o ano passado.

A análise dos especialistas da Adecco revela uma tendência de empresas que recorrem ao trabalho temporário para reforçar as suas equipas com o aumento expectável de volume do seu negócio, algo que também serve para combater a falta de colaboradores devido à marcação de férias dos mesmos. O recrutamento especializado nos perfis de hotelaria, turismo e retalho deverá sofrer um acréscimo mais expressivo de contratações, embora cada vez mais a área de escritórios.

As conclusões não são surpreendentes, mas a Adecco denotou outro dado relevante: apesar de os contratos temporários serem muito utilizados, deverá sentir-se um aumento do número de contratos diretos, para dar resposta ao volume de trabalho e à manutenção de qualidade de serviço.

Vânia Borges, responsável de Recursos Humanos da Adecco, explica que “esta tendência é de realçar, embora seja natural, porque demonstra a preocupação crescente com a qualidade de serviço”, sendo que as empresas estão “cada vez mais orientadas para prestar um bom serviço ao cliente, é importante que seja uma prioridade não ficar em serviços mínimos durante este período”.

“Portugal está no hype do turismo, do imobiliário, das novas tecnologias e startups, muito resultado do Web Summit, e resultante disto não temos sentido, de ano para ano, picos acentuados de procura de acordo com a sazonalidade como era norma”, explica a mesma porta-voz. “A procura um pouco de todas as áreas tem-se mantido ao longo do ano embora seja mais acentuado, no período de verão, no turismo”, acrescenta Vânia Borges.

A empresa de RH espera que o aumento das contratações seja mais sentido no Algarve, mantendo a tendência que se tem verificado nos anos anteriores, assim como uma ligeira subida do aumento das remunerações nesta região. Nas regiões de Lisboa e do Porto, também se espera um acréscimo de colaboradores.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.