[weglot_switcher]

UBS chega a acordo com Apollo para gerir legado do Credit Suisse

Como parte deste acordo, a Apollo irá adquirir 8 mil milhões de dólares de títulos securitizados do Credit Suisse ao UBS.
  • Michael Buholzer / EPA
27 Março 2024, 09h50

O UBS Group e a Apollo Global Management assinaram um Acordo de Serviços de Transição como etapa final na separação (carve-out) da antiga plataforma de produtos securitizados do Credit Suisse, a Atlas SP.

O UBS encerrará o seu Acordo de Gestão de Investimentos com a plataforma Atlas.

Em comunicado o banco suíço anunciou hoje que “assinou um acordo com a gestora de fundos de private equity Apollo segundo o qual a Atlas concluiu o seu Contrato de Serviços de Transição com o UBS e o UBS encerrará o seu Contrato de Gestão de Investimentos com a Atlas”.

Como parte deste acordo, a Apollo comprará ao UBS 8 mil milhões de dólares (7,8 mil milhões de euros) de linhas de financiamento sénior garantidas (senior secured financing facilities).

O UBS selou assim a venda do negócio de produtos securitizados do Credit Suisse à Apollo Global Management, como parte dos esforços para liquidar activos não core após a sua aquisição do rival suíço.

“Este acordo, mutuamente benéfico, está em consonância com a estratégia da UBS de reduzir e simplificar a sua carteira de títulos não essenciais e herdados (Non-Core and Legacy – NCL) e com a dinâmica contínua da Apollo no crescimento da Atlas como uma plataforma de originação autónoma”, segundo o comunicado.

Para o UBS, estas operações permitirão ao banco acelerar ainda mais os seus planos para desanuviar e simplificar de forma mais eficiente a sua carteira de NCL, “minimizando ao mesmo tempo qualquer perturbação para os clientes e reduzindo os ativos ponderados pelo risco e o denominador do rácio de alavancagem em NCL”.

O Grupo UBS espera reconhecer um ganho líquido no primeiro trimestre de 2024 de cerca de 300 milhões de dólares (277 milhões de euros) com a celebração destes acordos e a cessão das linhas de financiamento garantidas sénior, enquanto o Credit Suisse AG deverá reconhecer uma perda líquida de cerca de 900 milhões de dólares (831 milhões de euros).

As diferenças reflectem os ajustamentos que o UBS Group fez ao abrigo das IFRS como parte da atribuição do preço de compra no fecho da aquisição do Credit Suisse Group, bem como as provisões feitas pelo UBS Group no segundo e terceiro trimestres de 2023 que não são reconhecidas ao abrigo das políticas contabilísticas US GAAP do Credit Suisse AG.

O acordo marca a evolução da Atlas para uma plataforma totalmente independente focada na originação de ativos garantidos (asset-backed origination) com grau de investimento.

Sergio P. Ermotti, CEO do Grupo UBS, está “satisfeito” com este acordo mútuo com an Apollo Global Managment.

“À medida que executamos os nossos planos de integração, este é outro exemplo do nosso foco incansável no trabalho com clientes e contrapartes para libertar capital de atividades não essenciais e reduzir custos e complexidade”, refere o CEO no comunicado.

Por sua vez Marc Rowan, CEO da Apollo, também comentou a transição do Atlas em parceria com o UBS, “de uma forma economicamente neutra para a nossa empresa”.

“Isto encerra um trimestre marcado por originações recordes e captação de capital para a Atlas, onde geramos 24 mil milhões de dólares em originações desde o início e garantimos capital para apoiar mais de 40 mil milhões de dólares em ativos de clientes”, conclui.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.