[weglot_switcher]

Universidade do Minho está de portas aberta à sociedade até este sábado

Iniciativa UPA – UMinho de Portas Abertas tem epicentro no pavilhão desportivo do campus de Gualtar, em Braga, com uma mostra da oferta formativa e dos serviços da Universidade e mais de 60 iniciativas paralelas.
19 Abril 2024, 17h13

A Universidade do Minho, em Braga, está até este sábado de portas abertas ao público em geral, sobretudo alunos do ensino secundário que podem visitar o campus e envolver-se em atividades experimentais.

A UPA – UMinho de Portas Abertas tem o epicentro no pavilhão desportivo do campus de Gualtar, em Braga, com uma mostra da oferta formativa e dos serviços da UMinho e mais de 60 iniciativas paralelas.

A iniciativa pretende dar a conhecer o que de melhor se produz na UMinho ao nível de ensino, investigação, cultura e desporto. “Esta 6ª edição resulta da evolução contínua da iniciativa e visa ajudar os estudantes a terem a UMinho nas suas opções de ensino superior. Será um gosto recebê-los e tudo faremos para estar à altura das suas expetativas”, salienta a pró-reitora para a Comunicação Institucional, Teresa Ruão.

O programa contempla apresentações, ações hands-on e oficinas, com apoio de professores, cientistas, técnicos, estudantes e alumni, potenciando a interação direta com a realidade académica. As atividades dos Institutos e Escolas da UMinho estão espalhadas pelo campus, reforçando a diversidade de opções. Há temas como “Um futuro com ciência”, “Desafios climáticos e sustentabilidade nos negócios”, “A diferença que a psicologia faz”, “Tomorrow needs engineering”, “A inteligência artificial: um desafio para o direito”, “À descoberta das narrativas” ou “Gerir o território para o proteger”.

À semelhança dos anos anteriores, a organização desafia estudantes, encarregados de educação, professores e orientadores vocacionais a interagirem com a comunidade académica. Nos stands podem obter todas os detalhes, quer de licenciaturas, mestrados e doutoramentos, mas também de projetos da Aliança de Pós-Graduação e da rede europeia universitária Arqus, entre outros. Os Serviços de Ação Social, a Associação Académica, o BabeliUM – Centro de Línguas, o Instituto Confúcio ou o Departamento de Música têm igualmente momentos para captar a atenção dos participantes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.