[weglot_switcher]

Universidades pedem 60 milhões ao Governo para pagar salários e responder a “rutura” orçamental

O cálculo das verbas não teve em conta a situação que se vive atualmente, uma vez que o Orçamento do Estado para 2023 começou a ser preparado em agosto do ano passado e tinha como base uma perspetiva de inflação inferior a 3%.
18 Abril 2023, 09h05

O Conselho de Reitores das Universidades Portugueses vai exigir um reforço de 60 milhões de euros nas verbas transferidas para as instituições de ensino superior para mitigar o impacto da inflação, revela o “Público”.

O pedido será feito junto do Governo, uma vez que existem instituições em atual “situação de rutura” e muitas já apontam ter “dificuldades em pagar salários” até ao fim do ano caso o reforço não chegue.

O presidente do Conselho adiantou à publicação que o cálculo das verbas não teve em conta a situação que se vive, uma vez que o Orçamento do Estado para 2023 começou a ser preparado em agosto do ano passado e tinha como base uma perspetiva de inflação inferior a 3%, sendo que no final do ano passado a mesma se fixou em 7,8%.

É a diferença entre os dois valores (quase cinco pontos percentuais) que o Conselho exige que sirva como base a um reforço orçamental extraordinário ainda este ano. O “Público” avança que a dotação inscrita no OE é de 1.200 milhões de euros anuais, um aumento de 44 milhões de euros face ao ano anterior.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.