[weglot_switcher]

Fundação Santander Portugal cria Prémio “Quem Brinca É Quem É”

A fundação liderada por Inês Oom de Sousa, defende os benefícios da metodologia “Aprender através do Brincar”.
8 Abril 2024, 15h23

A Fundação Santander Portugal criou o Prémio “Quem Brinca É Quem É” destinado à promoção de boas-práticas e metodologias inovadoras de ensino nas escolas públicas ou privadas portuguesas dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.

Os vencedores do prémio “Quem Brinca É Quem É” vão receber 5 mil euros para a escola, uma visita de dois dias com viagem e estadia incluídas à Lego House na Dinamarca, formação na metodologia “Aprender através do Brincar” promovida pela Lego Foundation em Portugal – e ainda um kit Lego ou uma mesa de reuniões para a escola envolvida no projeto.

A fundação liderada por Inês Oom de Sousa, defende os benefícios da metodologia “Aprender através do Brincar”.

“Aprender através do brincar” é um método pedagógico do qual a Lego Foundation – parceira da Fundação Santander Portugal – tem sido uma grande promotora a nível mundial.

“Testado e comprovado em diversos países do mundo, esta metodologia incentiva o ensino de uma forma lúdica das competências essenciais para a vida e para o trabalho no século XXI, como a criatividade, a comunicação e a capacidade de resolução de problemas”, defende a fundação.

“O mesmo parte do princípio de que as crianças têm uma motivação natural para brincar, o que cria um terreno fértil para aprenderem mais facilmente com os outros e, desta forma, tornarem-se mais resilientes, mais empáticas, mais estratégicas e mais atentas ao ambiente que as rodeia”, acrescenta a instituição.

“Assistimos atualmente a mudanças profundas em vários domínios – como a tecnologia, o trabalho e a globalização – com fortes implicações na Educação. Para que os jovens estejam preparados para aproveitar as oportunidades e enfrentar os desafios é fundamental garantir que cultivam novas competências para o futuro e, sobretudo, que adquiram um gosto pela aprendizagem ao longo da vida”, diz Inês Oom de Sousa, presidente da Fundação Santander Portugal.

“No fundo, trata-se de aprender a gostar de aprender, que não pode nem tem de ser uma maçada”, acrescenta. E conclui: “Acreditamos plenamente nos benefícios da metodologia do ´Aprender através do Brincar’, que estão comprovados em termos pedagógicos nos países mais avançados do mundo – e, através deste prémio, em conjunto com os professores, iremos criar e dar a conhecer uma rede de escolas que já utilizam as melhores práticas neste sentido”.

Para concorrer e ganhar estes prémios, a Fundação Santander Portugal convida todos os formadores, professores e educadores a submeterem projetos destinados a crianças dos 6 aos 12 anos, que apresentem abordagens inovadoras e criativas para “Aprender através do Brincar”, seja de natureza curricular, transversal ou complementar. As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 6 de maio.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.