[weglot_switcher]

Viseu aprova projeto que prevê instalação de 38 empresas

Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa irá reforçar a oferta de solo industrial qualificado no mercado, fomentar o emprego e fixar populações. O investimento inicial é da ordem dos 12 milhões de euros
  • Cristina Bernardo
11 Agosto 2020, 17h25

O município de Viseu definiu como um dos seus eixos prioritários transformar o concelho num polo de atratividade de investimento, no domínio da competitividade empresarial. “Na última reunião camarária foi dado mais um passo nesse sentido, com a aprovação do projeto de criação da Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa (AAEL) – Viseu”, refere fonte da autarquia. A infraestrutura deverá começar a receber empresas a partir de 2022 e espera, até 2025, acolher 38 projetos empresariais.

“A AAE de Lordosa é uma obra fundamental para fomentar o aumento do emprego qualificado na região e, consequentemente, a fixação das populações”, considera o presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques. Será também relevante para “potenciar a centralidade geográfica de Viseu e dessa forma captar para o concelho e para a região, investimento direto estrangeiro qualificado”, acrescenta o autarca.

A criação da infraestrutura já foi alvo de uma candidatura ao programa CENTRO 2020, “dado tratar-se um investimento considerável e vital para toda a região”. O custo total da operação ascende aos 12,2 milhões de euros, sendo o montante elegível de cerca de 10 milhões de euros (85%). A autarquia assegurará o restante.

Numa primeira fase, a operação “irá suprir uma clara falha de mercado existente na região, atendendo à escassez de oferta de solo para a instalação de empresas, em contraponto com a elevada procura. Posteriormente, a AAE de Lordosa disponibilizará às empresas um ambiente de negócios favorável e propício à melhoria da sua competitividade e ao aumento da cooperação empresarial. A infraestrutura poderá ainda gerar uma forte interligação entre as empresas que ali se irão instalar, e outras entidades com forte ligação à competitividade empresarial e ao ecossistema de inovação”.

Recorde-se que este investimento está previsto no Orçamento e nas Grandes Opções do Plano do município de Viseu.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.