[weglot_switcher]

Volkswagen lança serviço de car-sharing em 2019

A Volkswagen está apostar no digital. Tem previsto um investimento de 3.5 mil milhões de euros em produtos digitais como o “We Share”, o serviço de car-sharing da marca alemã. O lançamento será em Berlim e deverá ser expandido à Europa, Canadá e EUA posteriormente.
24 Agosto 2018, 19h29

A Volkswagen vai lançar-se no car-sharing sob a marca “We Share”, no âmbito de uma forte aposta digital mais extensa da construtora alemã, notícia a SIVA, importadora em Portugal da marca, em comunicado.

Com o serviço “We Share”, que também será oferecido a não proprietários de carros Volkswagen, a construtora alemã o acesso vai garantir aos clientes deste serviço, numa primeira fase, a uma frota de carros elétricos que sairão diretamente das fábricas da Volkswagen. Mais tarde, o serviço será estendido a carros de menor dimensão enquanto soluções de “micromobilidade elétrica”, lê-se na nota.

A marca alemã vai investir 3,5 mil milhões de euros até 2025 no desenvolvimento de produtos digitais que incluem, por exemplo, uma plataforma alojada na cloud, que permite ligar veículos e consumidores para oferecer os serviços de car-sharing. O investimento também será canalizado para a conclusão do sistema operativo da Volkswagen, o “vw.OS”, que será introduzido nos modelos elétricos da marca a partir de 2020.

O serviço “We Share” será lançado no segundo trimestre de 2019 em Berlim, a capital da Alemanha, e disponibilizará 1.5000 e-Golf. Mais tarde, o serviço será alargado com uma frota de 500 e-up!. No entanto, “estes veículos serão gradualmente substituídos pelos primeiros modelos da nova família Volkswagen I.D. em 2020”.

O “We Share” é o primeiro serviço do ecossistema “Volkswagen We” destinado a não proprietários. Jürgen Stackmann, membro da Board da Volkswagen, disse que a empresa “pretende chamar a atenção para os benefícios da mobilidade elétrica e estimular o interesse pela tecnologia com a frota de veículos disponível” e que “ajudará à introdução no mercado da nopva geração da família I.D., totalmente elétrica”.

O “We Share” ficará encarregue a Philipp Reth, CEO da UMI Urban Mobility International, uma subsidiária da Volkswagen com sede em Berlim, que espera um crescimento anual na ordem dos 15% do serviço. Os planos da Volkswagen passam por expandir o serviço a toda a Europa e, entre as cidades com mais de um milhão de habitantes, a cidades selecionadas no Canadá e nos Estados Unidos da América.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.