[weglot_switcher]

Wisconsin: candidato republicano ao Supremo perde reeleição

Desde 2008 que um juiz do Supremo do Estado não perdia uma reeleição. Parece ter sido uma espécie de vingança dos eleitores, face à decisão de a eleição não ser adiada por causa da Covid-19. A maioria republicana naquele órgão é agora mais pequena.
  • Charly Triballeau/Agence France-Presse — Getty Images
14 Abril 2020, 17h46

A polémica já vinha de trás: os democratas quiseram adiar a votação da eleição para o lugar de juíz do Supremo Tribunal do Wisconsin, devido à pandemia que está a flagelar os Estados Unidos, tal como sucedeu noutros Estados. Mas o Supremo não permitiu, alegadamente para que o candidato republicano, Daniel Kelly, fosse mais facilmente eleito, A ideia, que os jornais norte-americanos atribuem a Donald Trump, era que um menor afluxo ce votantes seria um benefício para a candidatura de Kelly.

Ora, uma parte do plano correu bem, mas a outra correu mal. Na votação, que ocorreu na semana passada, a participação caiu 50%; em Milwaukee, capital do Estado, apenas cinco das 180 assembleias de voto abriram devido a uma avalanche de baixas médicas; nas áreas mais rurais do Estado, e mais republicanas, menos expostas à Covid-19, mais assembleias foram abertas, mas a participação caiu 35%. Tudo se conjugava.

Menos o resultado final: aparentemente os eleitores não gostaram da forma como foram tratados e impuseram uma inesperada derrota a Daniel Kelly. Em seu lugar, foi eleita a juíza do Condado de Dane County, Jill Karofsky, uma democrata.

Os republicanos estavam preocupados com a possibilidade de a votação para o Supremo coincidir com o dia das primárias presidenciais de Wisconsin, quando era esperado que a participação dos democratas fosse alta.

A vitória de Karofsky surge pela primeira vez em mais de dez anos (desde 2008) em que um desafiante ao Supremo Tribunal de Wisconsin vence um titular – e é apenas a segunda vez em mais de meio século que isso sucede. A vitória de Jill Karofsky sobre o juiz Daniel Kelly mudará o controlo conservador do tribunal de 5-2 para 4-3. Ou seja, foi uma derrota em pleno para os republicanos.

Karofsky já agradeceu aos apoiantes e criticou a decisão de realizar a eleição durante o surto de coronavírus: “Não deveríamos ter tido a eleição na terça-feira, foi uma decisão insustentável, mas o povo do Estado de Wisconsin levantou-se”.

Em um comunicado, Daniel Kelly disse que “Foi a maior honra da minha carreira servir o povo de Wisconsin no Supremo Tribunal nos últimos quatro anos; obviamente, esperava que o meu serviço continuasse por mais uma década, mas os resultados deixam claro” que isso não irá acontecer. Kelly foi nomeado para aquele tribunal superior em 2016 pelo então governador Scott Walker.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.