Em Foco
Leia mais

Ministra da Agricultura garante 5% de aumento nos fundos da PAC

Este acréscimo de 5% é a preços correntes, o referencial utilizado pela Comissão Europeia na PAC entre períodos de programação.

Empresas açorianas usam tecnologia para conquistar o mundo

De startups ligadas ao bem-estar animal a grupos económicos de grande dimensão, as empresas açorianas apostam no I&D para expandir negócios. O JE foi conhecer várias empresas que estão a dar cartas lá fora.

Diretor da Startup Portugal diz que startups representam inovação que levaria “anos e anos a implementar”

João Borga vê nas startups uma porta “de inovação, de rapidez e de agilidade”, o que é “muito benéfico” para a indústria nacional, “porque permite de uma forma barata dar um salto quantitativo e mostrar o que é a evolução da própria indústria em pouco tempo”.

33 startups portuguesas angariaram mais de dez milhões de euros em 2018 e 2019

Segundo um estudo realizado pelo banco espanhol Caixabank, em conjunto com a faculdade de gestão de empresas espanhola, IESE, as startups sediadas em Lisboa angariaram, em média, na última ronda de financiamento, 239.464 euros, abaixo da média do financiamento levantado pelas startups do Porto de 370.889 euros.

Atenção, startups e universidades. Prazo para inscrição em prémio de 1 milhão foi alargado

Ainda vai a tempo de participar na terceira edição do Prémio de Inovação IN3+, uma iniciativa promovida pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Mais de 70% das startups estão a operar normalmente e algumas antecipam expansão

Quase metade das empresas inquiridas num estudo da EY, SAP e Startup Portugal consideram que as medidas de apoio mais úteis neste momento seriam incentivos e isenções fiscais.

Startup Flow lança sistema de gestão de mobilidade para empresas e cidades

A empresa detida pela Galp Energia criou uma solução que agrega dados de veículos, estações de carregamento, fornecedores de energia, utilizadores, iniciativas de micro-mobilidade ou sistemas públicos.

Hotéis vão poder ter plataforma online para recolher e entregar malas aos turistas

Bagagem selada, higienizada e entregue onde quiser. A ideia e o software é da startup portuguesa LUGGit, que pretende alargar os serviços das unidades hoteleiras do Porto e Lisboa. “Percebemos que o número de turistas reduziu e que nos poderíamos adaptar mais ao setor”, refere o CEO ao Jornal Económico.

Governo quer duplicar número de startups e investimento no empreendedorismo

O secretário de Estado para a Transição Digital abriu a sessão “A Step Into the Future”, promovida pelo Jornal Económico e pela Huawei, e lançou um desafio aos empresários: “Olhem para este período como de forte oportunidade”.

Três startups de saúde portuguesas reconhecidas em programa europeu

As empresas Bac3Gel, C-mo Medical Solutions e Criam estão entre os finalistas de dois aceleradores da EIT Health, de cuidados de saúde.

OrCam Technologies. Inteligência Artificial ajuda pessoas com problemas de visão

“A tecnologia de reconhecimento ótimo de caracteres permite compreender a estrutura dos textos, captura imagens e vídeos instantaneamente para os poder analisar (que são descartados após utilização) e desempenha todas as suas funções sem necessidade de conexão à Wi-Fi”, disse o country manager da OrCam Technologies ao Jornal Económico.

Já nasceu o “Zomato” para marcar spas, cabeleireiros e PT

Depois de digitalizar a restauração em Portugal, Miguel Alves Ribeiro, diretor da Zomato em Portugal, abriu um novo negócio para colocar todos os espaços de bem-estar online. A partir deste sábado vai poder reservar o barbeiro ou a esteticista através da “Sheer Me”.

Projeto inovador da Universidade da Madeira e da Unidade de Bioquímica madeirense recebe 100 mil euros

O projeto consiste em criar cápsulas de iodo como suplemento alimentar.

‘Proptech’ acalmam receios do imobiliário durante a pandemia

Tecnológicas e startups que trabalham com profissionais do imobiliário garantem que hoje, mais do que nunca, são uma mais-valia. A Casafari optou mesmo por investir numa empresa de software.

Jogo online francês financia-se em 4 milhões e negoceia com mais clubes portugueses

A empresa conta com mais de uma centena de clubes europeus, entre os quais FC Porto, SL Benfica e Sporting CP. Ao Jornal Económico, o CEO da Sorare diz que Portugal é uma ponte para a expansão internacional: “Há uma reserva incrível de talentos e estamos a recrutar muitos criadores de jogadores, economistas de jogos, e desenhadores de jogos”.

Empreendedores da Altice Labs vão receber consultoria em propriedade intelectual

Inventa International assinou recentemente um protoloco de colaboração com o programa “Enter”. Haverá um consultório jurídico presencial, de forma a identificar os ativos de PI a proteger por cada uma das startups.
Ver mais artigos