A bolsa de Lisboa terminou a última sessão da semana a negociar em terreno positivo, com um avanço de 0,22%, para os 5.966,71 pontos. Entre as cotadas com subidas mais acentuadas, destacaram-se as energéticas que se focam nas renováveis.
A Greenvolt cresceu 1,93%, para 6,35 euros por ação, seguida pelos títulos da EDP Renováveis, que valorizaram 1,54% e alcançaram os 19,50 euros. Logo atrás ficou a Altri, a ganhar 1,23%, para 4,114 euros.
Por outro lado, a Mota-Engil foi protagonista do decréscimo mais notório, na ordem de 1,86%, para 2,105 euros, ao passo que a Jerónimo Martins contraiu 0,74% e está agora em 24,16 euros.
A bolsa de Lisboa fechou assim em contraciclo com a Europa, já que o sentimento é negativo nas principais congéneres europeias. No Reino Unido, regista-se um decréscimo de 0,53%, para 1.225,3 pontos, enquanto que em Itália houve recuo de 0,39%, até aos 2.659,9 pontos, ao passo que em Espanha o índice desvalorizou 0,31% e ficou em 9.309,37 pontos.
Na Alemanha, os registos indicam uma contração de 0,25%, até aos 15.950,65 pontos, enquanto que em França ocorreu uma perda de 0,12%, para 7.213,14 pontos.
“As bolsas europeias encerraram na sua globalidade em baixa, alheias ao sentimento de otimismo que se vive em Wall Street, em especial no índice tecnológico Nasdaq 100″, de acordo com o analista de mercados do Millenium Investment Banking Ramiro Loureiro.
Nos combustíveis, o preço do brent está a aumentar 0,38%, para 76,25 dólares por barril, ao mesmo tempo que o crude está a subir 0,22%, até aos 71,45 dólares.
O euro está a perder 0,32% face ao dólar, sendo que um euro está agora a valer 1,0750 dólares.
“Nem os sinais positivos vindos da China conseguiram animar os investidores no velho continente, com a revelação de que os preços no produtor chinês desceram 0,9% em maio face a abril e 4,6% face a igual mês de 2022, uma diminuição mais expressiva que o esperado (-4,3%), um efeito que, a passar para o ocidente poderia avaliar as pressões inflacionistas”, refere o mesmo analista.
“O PSI conseguiu escapar com, um ganho ligeiro, impulsionado pelas subidas mais expressivas de Greenvolt, EDPR e Altri”, acrescenta ainda.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com