O Governo britânico está prestes a incluir o grupo Wagner na lista de organizações consideradas terroristas, de acordo com declarações da ministra do Interior, Suella Braverman, esta quarta-feira.
Parlamento britânico quer Grupo Wagner na lista de organizações terroristas
Esta categorização vai tornar-se oficial a partir do momento em que o parlamento britânico oficialize os bens pertencentes a membros do grupo Wagner como “propriedade de terroristas”, destacou a ministra.
Suella Braverman qualificou o grupo Wagner como “violento e destrutivo”, acrescentando que a organização tem funcionado como uma ferramenta militar de Vladimir Putin fora da Rússia.
Em julho, uma comissão parlamentar britânica acusou o Governo do Reino Unido de ter “desvalorizado e subestimado” o grupo paramilitar russo Wagner ao longo dos anos e recomendou que o inclua na lista de organizações terroristas.
“Durante quase dez anos, o Governo minimizou e subestimou as atividades da rede Wagner, bem como as implicações de segurança para a Europa e a sua significativa expansão para África”, concluiu a comissão num relatório divulgado no final de julho deste ano.
Intitulado “Weapons for Gold: The Wagner Network Defused” (“Armas por Ouro: Rede Wagner Desativada”, numa tradução livre), o relatório de 82 páginas foi elaborado pela Comissão dos Assuntos Externos do Parlamento.
O Grupo Wagner foi fundado pelo empresário russo Yevgeny Prigozhin em 2014, e teve um papel preponderante na guerra da Rússia contra a Ucrânia até junho, quando se revoltou contra as chefias militares em Moscovo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com