A bolsa de Lisboa viveu esta quarta-feira um dia negativo e as ações da EDP Renováveis foram as que mais desvalorizaram. Na sequência de a energética dar a conhecer a queda de 50% nos lucros de 2023, o sentimento dos investidores foi notório.
Numa sessão em que o PSI perdeu 0,44%, até aos 6.193 pontos, as ações da energética recuaram 5,01%, e estavam a ser negociadas a 12,71 euros quando os mercados foram dados por encerrados.
Seguiu-se a EDP, do mesmo grupo, com uma perda de 2,46%, até aos 3,646 euros. De recordar que a empresa vai apresentar contas esta quinta-feira, após o fecho do mercado. No caso da Corticeira Amorim, os títulos derraparam 2,31% e encerraram em 9,29 euros.
Pela positiva, destaque para o BCP, com uma valorização na ordem de 1,57%, que levou as negociações para os 0,279 euros, ao passo que a Mota-Engil deu um salto de 1,12% e atingiu os 5,41 euros.
Entre as praças europeias o sentimento foi misto. Do outro lado do Atlântico, o crescimento do PIB nos EUA na ordem de 3,2% no quarto trimestre de 2023 (abaixo dos 3,3% esperados) pode ter gerado algumas inseguranças.
O principal índice do Reino Unido perdeu 0,78%, enquanto o de Espanha recuou 0,44%. Seguiu-se Itália, com um deslize de 0,27%, ao passo que o índice agregado Euro Stoxx 50 caiu 0,03%. Por outro lado, a Alemanha somou 0,30% e França adiantou-se 0,08%.
Esta quinta-feira, em termos macroeconómicos, o dia é de peso para a economia portuguesa, com a divulgação dos dados referentes ao PIB no quarto trimestre e inflação em fevereiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com