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Stellantis e fabricante de baterias chinesa investem 4,1 mil milhões em fábrica de baterias em Espanha

O início de produção está previsto para o final de 2026. A fábrica pode alcançar uma capacidade de 50 GWh (gigawatts/hora).
10 Dezembro 2024, 14h50

A fabricante de automóveis Stellantis e a fabricante de baterias chinesa CATL vão formar uma joint venture, com um investimento de 4,1 mil milhões de euros para construir uma fábrica, em Espanha, de baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP).

“Concebida para ser totalmente neutra em termos de carbono, a fábrica de baterias será implementada em várias fases e planos de investimento. Com início de produção previsto para o final de 2026 nas instalações da Stellantis em Saragoça, Espanha, a fábrica poderá alcançar uma capacidade de 50 GWh (gigawatts/hora), dependendo da evolução do mercado elétrico na Europa e do apoio contínuo das autoridades espanholas e da União Europeia. A joint venture 50-50 entre a CATL e a Stellantis impulsionará a oferta de baterias LFP da Stellantis, permitindo que o fabricante proponha mais automóveis de passageiros, crossovers e SUV elétricos a bateria de alta qualidade, duráveis e acessíveis nos segmentos B e C com autonomias intermédias”, disse a Stellantis.

A fabricante automóvel sublinhou que, em novembro de 2023, foi assinado com a CATL um memorando de entendimento não vinculativo para o fornecimento local de células e módulos de bateria LFP para a produção de veículos elétricos na Europa, e também uma colaboração de longo prazo em duas frentes estratégicas: “criar um roteiro de tecnologia ousado para apoiar os veículos avançados a bateria elétrica (BEV) da Stellantis e identificar oportunidades para fortalecer ainda mais a cadeia de valor das baterias”, salientou a Stellantis.

“A Stellantis está empenhada num futuro descarbonizado, adotando todas as tecnologias avançadas de baterias disponíveis para fornecer veículos elétricos competitivos aos nossos clientes. Esta importante joint venture com o nosso parceiro CATL trará a produção inovadora de baterias para um local de fabrico que já é líder em energia limpa e renovável, ajudando a impulsionar uma abordagem sustentável de 360 graus. Quero agradecer a todas as partes interessadas envolvidas na concretização do anúncio de hoje, incluindo as autoridades espanholas pelo seu apoio contínuo”, disse o presidente da Stellantis, John Elkann.

O presidente e CEO da CATL, Robin Zeng, referiu que a joint venture levou a cooperação [CATL] com a Stellantis a “novos patamares”.

Robin Zeng considerou que a “tecnologia de vanguarda em baterias” da CATL bem como o “excelente know-how operacional” da empresa, em conjunto “com a experiência de décadas da Stellantis na gestão de negócios localmente em Saragoça, garantirão uma grande história de sucesso no sector”.

O presidente e CEO da CATL acrescentou que o objetivo da empresa “é tornar a tecnologia zero-carbono acessível em todo o mundo e esperamos cooperar com os nossos parceiros a nível global através de modelos de cooperação mais inovadores”.

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