[weglot_switcher]

Sindicato dos enfermeiros suspende a greve cirúrgica

Um dos sindicatos que convocou a greve, o ASPE, anunciou a suspensão da greve a partir do turno da tarde. No entanto, a greve continua marcada pelo outro sindicato, o Sindepor.
  • MIGUEL A. LOPES/LUSA
19 Fevereiro 2019, 11h34

A Associação Sindical dos Enfermeiros Portugueses (ASPE) suspendeu a greve cirúrgica. A suspensão foi anunciada esta terça-feira pela sua presidente Lúcia Leite.

“Em consequência desse parecer [da PGR], tendo em conta a ameaça e a coação dos enfermeiros em greve e também as ordens expressas aos conselhos de administração para que a partir de hoje de manhã passem a marcar faltas injustificadas aos enfermeiros em greve, a ASPE vem declarar publicamente a suspensão imediata da greve, com efeitos a partir do turno da tarde de hoje”, disse Lúcia Leite num vídeo publicado na página da ASPE no Facebook.

“O objetivo é proteger os colegas destes procedimentos disciplinares, apesar de fundamentados em matéria que não nos parece capaz de declarar ilegal a greve, que significa para cada um de vós um atropelo à vossa paz e de se manterem ao serviço com serenidade que os nossos doentes merecem”, acrescentou.

“Começar uma batalhar judicial é desviar o assunto que nos levou a esta greve. Efetivamente, podemos recorrer a tribunal para defender todos os enfermeiros com faltas injustificadas, mas isso seria correr atrás do prejuízo para ter razão daqui a um ano”, destacou Lúcia Leite.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.