A tecnológica espanhola Fossa Systems, investida pelo Fundo Azul da gestora portuguesa Indico Capital Partners, lança esta terça-feira, 14 de janeiro, três novos satélites para o espaço nos Estados Unidos da América através de um foguetão da SpaceX, a empresa de Elon Musk.
Este lançamento coincide com a abertura de escritórios da empresa em Portugal, no Taguspark – Cidade do Conhecimento, em Oeiras.
A Fossa é uma empresa espanhola especializada na prestação de serviços de conectividade via satélite, mesmo para áreas remotas e inacessíveis.
Os seus satélites funcionam como repetidores de rádio LoRa de código aberto para a “Internet of Things – IoT”.
“O modelo de negócio da Fossa é o de cobrar por mensagem às empresas ou entidades que recorrem à sua constelação de satélites, conectando-as com redes de todo o mundo”, acrescenta.
A empresa espanhola abriu um centro de I&D em Portugal em 2023 e está a alargar a sua expansão internacional para fornecer redes de satélites dedicadas e serviços de gestão de ativos através da constelação de 80 satélites que está a formar.
Também esta terça-feira, e tal como o Jornal Económico noticiou na sua versão diária digital, outra empresa, a LusoSpace, lança o primeiro satélite comercial à boleia da SpaceX de Elon Musk, e do foguetão Falcon 9.
No caso da empresa espanhola que tem investimento do fundo liderado por Stephan de Moraes, o lançamento dos “três novos FOSSASats darão lugar a uma “festa de visualização” nestes escritórios a partir das 17h00 de amanhã, na qual se assistirá ao vivo à operação de lançamento do foguetão Falcon 9 que transportará os satélites a partir da base espacial de Vandenberg, na Califórnia”, anuncia a empresa que acrescenta que ficará com quatro satélites operacionais de um total de 80 que irão ser lançados.
Neste momento, “as soluções da Fossa priorizam os sectores marítimos e das utilities, logística, energético, segurança nacional e também da Defesa”.
O Governo português e a administração pública são clientes potenciais para as comunicações que os seus satélites irão proporcionar, explica a empresa.
“As soluções da Fossa respondem a necessidades críticas de conetividade IoT em áreas remotas, num mundo onde a monitorização e o rastreio fiável de ativos são cada vez mais valorizados, nomeadamente nos oceanos”, afirma Stephan de Morais, presidente da Indico Capital Partners. “Estamos muito empenhados no nosso apoio às atividades da empresa através do Indico Blue Fund”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com