[weglot_switcher]

Salários dos profissionais de tecnologia em Portugal aumenta mais de 14% em 2025

Valor é revelado num relatório da Landing.Jobs que destaca também a redução do gap salarial entre homens e mulheres (passou de 36% para 29,4%).
22 Maio 2025, 16h35

A Landing.Jobs, hub de contratação de talento tecnológico recentemente integrada no Damia Group Portugal, apresentou os resultados do Tech Talent Trends Report 2025 durante a 9ª edição da Tech Hiring Community Conference.

Este relatório, desenvolvido com o apoio da Vizrt, multinacional norueguesa especializada em soluções de gráficos em tempo real, é considerado o maior estudo sobre talento tecnológico em Portugal.

Entre os temas abordados no relatório estão os modelos de trabalho e níveis de satisfação, salários e benefícios atuais e expectativas, as diferenças entre trabalhar para empresas locais e estrangeiras, o interesse na mobilidade internacional, as competências e formação, além das tendências no setor em Portugal.

Os principais dados revelam um aumento médio de 14,4% nos salários dos profissionais tecnológicos no país, refletindo a recuperação da competitividade no mercado e o impacto da inflação.

Embora a diferença salarial entre quem trabalha remotamente para empresas estrangeiras e nacionais se mantenha em 48%, o crescimento dos salários em empresas locais foi superior, com 14,4% contra 8,8%, sugerindo uma correção gradual do mercado.

O estudo também destaca a redução do gap salarial entre homens e mulheres, que passou de 36% para 29,4%, embora a disparidade continue a ser mais acentuada em cargos de gestão. A representatividade feminina no setor cresceu de forma consistente, atingindo 21,5% em 2025.

Em relação aos modelos de trabalho, o regime de trabalho totalmente remoto mantém-se dominante, representando já metade dos profissionais, enquanto o trabalho presencial caiu para apenas 6%.

Esta situação contrasta com a tendência internacional de regresso ao escritório, evidenciando a maturidade do mercado português na adoção de modelos flexíveis.

Hélio Costa, Partner & Head of Strategy & Operations da Damia Group Portugal, comentou que “o Tech Talent Trends Report 2025 confirma o que temos sentido no terreno: o mercado tecnológico está a reaquecer, com novas exigências de transparência, equidade e flexibilidade. Com a integração da Landing.Jobs na Damia Group Portugal, reforçamos a nossa capacidade de responder a esses desafios com uma proposta única e cada vez mais internacional”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.