O Banco Português de Fomento (BPF) e o SID Banka, respetivamente os bancos nacionais promocionais de Portugal e da Eslovénia, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que estabelece uma parceria estratégica com o objetivo de reforçar o investimento bilateral e a cooperação económica entre os dois países.
Esta parceria alinha-se com os objetivos do Programa Internacionalizar 2030 de Portugal, que “promove a diversificação de mercados, o aumento do investimento direto estrangeiro e o reforço das cadeias de valor europeias” diz o BPF que acrescenta que “constitui, assim, um passo concreto na construção de uma economia europeia mais conectada, resiliente e competitiva”.
Em comunicado o banco liderado por Gonçalo Regalado diz que “o acordo estabelece as bases para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas destinadas a apoiar a internacionalização de empresas portuguesas e eslovenas, através da criação de instrumentos financeiros co-desenhados, da partilha de conhecimento técnico e condições privilegiadas de acesso a novos mercados”.
O BPF atuará como porta de entrada para as empresas eslovenas interessadas em investir em Portugal, enquanto o SID Banka será o parceiro de referência para as empresas portuguesas que pretendam expandir-se para a Eslovénia.
“Este acordo reflete o compromisso partilhado de promover o investimento sustentável e representa um passo decisivo na criação de novas oportunidades de negócio, fortalecendo os laços económicos entre Portugal e a Eslovénia. Ao conjugar a nossa experiência com a do SID Banka, reforçamos o apoio às empresas que procuram expandir-se internacionalmente, aceder a novos mercados e impulsionar a inovação. Esta parceria criará benefícios de longo prazo para ambas as economias e contribuirá para aumentar a competitividade da Europa como um todo”, explica Luís Guimarães, Chief Commercial and International Officer do Banco Português de Fomento.
Por sua vez Borut Jamnik, Presidente do Conselho de Administração do SID Banka, considera que esta parceria com o Banco de Fomento “representa um passo importante no reforço da cooperação económica e do investimento entre a Eslovénia e Portugal. Ambas as instituições partilham o objetivo de apoiar o crescimento sustentável, a inovação e a competitividade internacional”.
“O Memorando de Entendimento estabelece o enquadramento para a criação de instrumentos financeiros conjuntos, a partilha de conhecimento e a realização de investimentos transfronteiriços, que abrirão novos mercados às Empresas de ambos os países. Juntos, pretendemos alcançar resultados concretos para as empresas, contribuir para a transição verde e digital da Europa e fortalecer uma economia europeia mais resiliente e interligada”, sublinha.
As duas instituições estão empenhadas em fomentar a colaboração em setores de elevado valor e potencial, incluindo, entre outros energias renováveis e tecnologias ambientais; indústria automóvel e mobilidade sustentável; tecnologias de informação e comunicação (TIC); indústria farmacêutica e biotecnologia; e educação, turismo e agricultura sustentável.
“Estes setores refletem as prioridades estratégicas de ambos os países e representam um elevado potencial de inovação e de parcerias transfronteiriças”, reforça o Banco de Fomento.
“O BPF e o SID Banka incentivam e convidam as empresas que operam nestas áreas a explorar novas oportunidades de cooperação e investimento, beneficiando do apoio institucional e financeiro proporcionado por ambas as entidades”, lê-se no comunicado.
O Banco de Fomento explica que o MoU estabelece igualmente as bases para uma cooperação mais alargada entre oos dois bancos promocionais, “fomentando o apoio conjunto a projetos de internacionalização, nomeadamente através de operações de exportação, co-investimentos e aquisições — não apenas de forma bilateral, mas também em mercados de países terceiros”.
“Combinando instrumentos de financiamento públicos e privados, as duas instituições pretendem reduzir os riscos de investimento através do conhecimento dos mercados locais e de due diligence, reforçar a confiança dos investidores e gerar oportunidades de maior escala e impacto transfronteiriço, especialmente nos setores emergentes e estratégicos”, refere o BPF.
Com esta colaboração, o SID Banka aprofunda os objetivos da sua Estratégia de Desenvolvimento 2025–2027, centrada na promoção da competitividade, na resposta às necessidades da economia Eslovena e no reforço da cooperação internacional através da partilha de boas práticas.
O SID Banka é um banco de desenvolvimento e promoção das exportações, detido a 100% pela República da Eslovénia, cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento económico e social.
Nos termos da lei, o SID Banka apoia as políticas económicas, estruturais, sociais e outras, disponibilizando serviços financeiros e de seguros, com vista à prossecução de benefícios sustentáveis para a sociedade.
Os produtos do SID Banka complementam eficazmente a oferta de serviços disponibilizados pelos bancos comerciais, contribuindo assim para colmatar falhas de mercado que surgem sempre que existe uma oferta insuficiente de serviços financeiros por parte do setor privado — desde o apoio à competitividade económica, ao desenvolvimento do conhecimento e de um empreendedorismo inovador, à promoção de uma sociedade e produção ambientalmente sustentáveis, bem como ao desenvolvimento económico e social regional.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com