A STCP – Sociedade de Transportes Coletivos do Porto comunicou, esta quinta-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter aumentado o capital social em cerca de 30,2 milhões de euros, através da emissão de seis milhões de ações, todas subscritas pelo accionista único, o Estado.
“A STCP vem nos termos do Regulamento da CMVM n.º 5/2008 informar que por deliberação do Estado Português, na qualidade de acionista único da STCP, foi aumentado o capital social no montante de 30.282.535 euros”, refere o comunicado enviado ao mercado.
Diz ainda o documento que esse aumento foi feito“através da emissão de 6.056.507 novas ações com valor nominal unitário de cinco euros cada, subscritas pelo seu acionista”.
Deste modo o capital social da STCP fixou-se em 115,8 milhões de euros, representado por mais de 23,157 milhões de ações “em forma meramente escritural com valor unitário de cinco euros”.
A empresa que gere os transportes do Porto também viu a concessão a privados revertida pelo actual Governo.
António Costa deverá, no início do ano, passar a gestão desta transportadora também para a autarquia, à semelhança do que fez com a Carris, que passou a ser gerida pela Câmara de Lisboa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com