[weglot_switcher]

Receitas da Sonangol crescem mais de 70% em janeiro

Cerca de dois terços das receitas fiscais totais de Angola com a exportação de petróleo em janeiro foram garantidas pela Sonangol.
27 Fevereiro 2017, 18h07

Segundo dados compilados pela agência Lusa, as receitas fiscais geradas pela petrolífera angolana Sonangol cresceram mais de 70% entre dezembro e janeiro, ultrapassando os 109,3 mil milhões de kwanzas (625 milhões de euros).

Atendendo aos relatórios mensais do Ministério das Finanças sobre arrecadação da receita fiscal petrolífera, este crescimento deve-se ao aumento da cotação média do barril de crude, mediante o acordo entre os países produtores, para reduzir a produção de petróleo bruto.

Em janeiro, Angola exportou um total de 52.250.079 barris de crude, a um preço médio superior a 51 dólares, (+3,3 milhões) de barris de petróleo face a dezembro de 2016, mês em que cada barril foi vendido, em média, a 44,2 dólares.

As vendas de janeiro traduziram-se em cerca de 909 milhões de euros, dos quais 625 milhões garantidos pela Sonangol, concessionária estatal do setor petrolífero, traduzindo um aumento de 71% em apenas um mês. Em dezembro de 2016, as receitas fiscais da petrolífera liderada por Isabel dos Santos ascenderam a 365 milhões de euros.

Estes resultados revelam que cerca de dois terços das receitas fiscais totais de Angola com a exportação de petróleo em janeiro foram garantidas pela Sonangol.

Em dezembro, a Sonangol emitiu um comunicado a dizer que o valor máximo da produção diária do país para 2017  era de 1.673.000 barris de petróleo bruto. Esta medida, refere a empresa, resultou do acordo entre membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), de 30 de novembro de 2016, para “reduzir a produção de petróleo bruto de 33,7 milhões para 32,5 milhões de barris por dia”, com o intuito de “aumentar o preço do barril de petróleo bruto no mercado internacional”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.