[weglot_switcher]

Faturas de eletricidade na Madeira apresentam uma nova imagem. Saiba interpretá-las

Por exemplo sabe que potência tem contratada? Esta informação vem na sua fatura de eletricidade! Quanto maior for a potência contratada maior também é o valor a pagar.
24 Junho 2021, 07h45

A Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) lançou uma nova fatura de eletricidade que apresenta um design mais intuitivo.

Muitos consumidores ao receber a sua fatura de eletricidade só conseguem identificar o preço a pagar e desconhecem as restantes informações presentes e pertinentes que devem ser analisadas e tidas em consideração para que o custo seja mais correspondente aos seus habituais consumos.

Por exemplo sabe que potência tem contratada? Esta informação vem na sua fatura de eletricidade! Quanto maior for a potência contratada maior também é o valor a pagar.

As potências mais comuns para a habitação variam entre os 3,45 kVA e os 6,9 kVA, facto que está relacionado com a capacidade em utilizar equipamentos eletrónicos em simultâneo.

É preciso avaliar se a potência que contratou está adequada aos seus consumos. Pode verificar aqui quantos equipamentos poderá utilizar em simultâneo consoante cada potência entre os valores referidos anteriormente.

Se constatar que deve diminuir a potência contratada ou, por outro lado aumentá-la, saiba que pode entrar em contacto com a EEM e pedir essa modificação sem apresentar quaisquer encargos financeiros por essa alteração.

Outra informação apresentada na fatura é o tipo de tarifa que utiliza, que também deve estar de acordo com os seus consumos, visto que muito influencia no valor a pagar. Vejamos os tipos de tarifa:

  • Simples – paga sempre o mesmo, independentemente do dia e hora a que consome eletricidade;
  • Tarifa Bi-Horária – apresenta dois preços diferentes de acordo com o período horário:
    • Horas vazio – tarifa mais baixa – períodos com menor procura de eletricidade;
    • Horas fora do vazio– períodos com maior procura de eletricidade
  • Tarifa Tri-Horária – tem três preços diferentes, de acordo com o período horário:
    • Horas vazio – tarifa mais baixa – períodos com menor procura de eletricidade;
    • Horas de cheio – períodos fora do horário de vazio;
    • Horas de ponta – períodos com maior procura de eletricidade.

Optar por uma tarifa bi ou tri horária só terá vantagens económicas se pelo menos 36% dos seus consumos se verificarem nas horas de vazio.

Na sua fatura de eletricidade existe ainda a indicação do dia ideal para comunicar a leitura do seu contador. Ao fazer esta comunicação evitará os consumos estimados e com oscilações.

Veja aqui como está disposta toda a informação da sua fatura de eletricidade com este novo layout.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.