[weglot_switcher]

Mota-Engil passa de prejuízo a lucros de oito milhões de euros (com áudio)

As encomendas valeram 7.394 mil milhões de euros à Mota-Engil na primeira metade do ano, um aumento de 22% em comparação ao semestre anterior.
  • Mota Engil (10º lugar)
2 Setembro 2021, 07h45

A Mota-Engil apresentou um lucros de oito milhões de euros no primeiro semestre deste ano, um valor que compara com o prejuízo de cinco milhões verificados no mesmo período do ano passado.

Em comunicado, a construtora assume que se verificou uma “retoma gradual” da atividade, a par da abertura económica. A empresa mostra ainda que a carteira de encomendas contribuiu fortemente para o resultado atingido entre janeiro e junho de 2021. De facto, as encomendas valeram 7.394 mil milhões de euros à Mota-Engil na primeira metade do ano, um aumento de 22% em comparação ao semestre anterior.

“Num período em que se verificou uma retoma gradual, embora a ritmos distintos entre mercados, dos níveis de produção, e em função da qualidade da carteira angariada nos últimos semestres, o grupo focou os seus esforços no desenvolvimento de operações com maior rentabilidade e geração de caixa”, escreveu a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A construtora assumiu ainda um volume de negócios de 1.138 milhões de euros, um recuo de 2% em relação ao período homólogo. Ainda assim, o EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) atingiu 181 milhões de euros, num crescimento de 25% no primeiro semestre de 2021.

Ainda no volume de negócios, a Europa contribuiu com 455 milhões de euros – nível semelhante ao do ano passado -, África contribuiu com 325 milhões de euros, uma queda de 16% face ao mesmo período de 2020, e a América Latina mostrou 336 milhões de euros, um crescimento de 10%.

Só em Portugal, o volume de negócios cresceu 8% no primeiro semestre, tendo sido “o maior mercado de Engenharia e Construção no grupo ao fim de muitos anos, ultrapassando o México e Angola”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.