A ex-deputada centrista Ana Rita Bessa é a nova CEO do grupo editorial LeYa, do qual já fazia parte há mais de uma década, tendo mantido a ligação mesmo quando cumpriu mandato na Assembleia da República.
A decisão foi divulgada pelo grupo editorial LeYa num comunicado que dá conta de que Ana Rita Bessa integrará também o conselho de administração, que continuará a ser presidido pelo até agora CEO Isaías Gomes Teixeira. No mesmo órgão estarão os atuais COO e CFO, Tiago Morais Sarmento e Pedro Marques Guedes.
Os três lideravam o grupo editorial há 15 anos, tendo comprado e integrado editoras como a D. Quixote, a ASA, a Caminho, a Oficina do Livro, a Casa das Letras, a Gailivro e a Texto. Além da ficção e não-ficção, o grupo tem uma forte presença nos manuais escolares.
Em 2019, os agora membros do conselho de administração anunciaram a compra do grupo, numa operação apoiada pelo fundo de investimento Atena, à Trilantic Capital Partners, que no ano anterior havia comprado a participação maioritária de Miguel Paes do Amaral.
Ana Rita Bessa, de 48 anos, foi diretora da LeYa Educação entre 2010 e 2015. Muito ligada à ex-líder do CDS-PP Assunção Cristas, foi eleita deputada pelo círculo de Lisboa nas duas últimas legislaturas, renunciando ao mandato no final de setembro deste ano.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com