[weglot_switcher]

Ana Rita Bessa é a nova CEO do grupo editorial LeYa (com áudio)

Ex-deputada centrista passará também a integrar o conselho de administração do grupo editorial a que se encontrava ligada desde 2010. Isaías Gomes Teixeira continua como presidente do conselho de administração.
29 Novembro 2021, 10h43

A ex-deputada centrista Ana Rita Bessa é a nova CEO do grupo editorial LeYa, do qual já fazia parte há mais de uma década, tendo mantido a ligação mesmo quando cumpriu mandato na Assembleia da República.

A decisão foi divulgada pelo grupo editorial LeYa num comunicado que dá conta de que Ana Rita Bessa integrará também o conselho de administração, que continuará a ser presidido pelo até agora CEO Isaías Gomes Teixeira. No mesmo órgão estarão os atuais COO e CFO, Tiago Morais Sarmento e Pedro Marques Guedes.

Os três lideravam o grupo editorial há 15 anos, tendo comprado e integrado editoras como a D. Quixote, a ASA, a Caminho, a Oficina do Livro, a Casa das Letras, a Gailivro e a Texto. Além da ficção e não-ficção, o grupo tem uma forte presença nos manuais escolares.

Em 2019, os agora membros do conselho de administração anunciaram a compra do grupo, numa operação apoiada pelo fundo de investimento Atena, à Trilantic Capital Partners, que no ano anterior havia comprado a participação maioritária de Miguel Paes do Amaral.

Ana Rita Bessa, de 48 anos, foi diretora da LeYa Educação entre 2010 e 2015. Muito ligada à ex-líder do CDS-PP Assunção Cristas, foi eleita deputada pelo círculo de Lisboa nas duas últimas legislaturas, renunciando ao mandato no final de setembro deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.