Apesar do seu cariz especulativo, já há várias grandes empresas a contratar para o metaverso. Algumas dessas empresas são a Facebook, a Nike, a Gucci ou a Microsoft. Especialistas dizem que o metaverso pode vir a criar uma grande procura por diferentes empregos.
O grande investimento por parte de empresas de tecnologia no metaverso vai fazer com que venha a ser a próxima grande integração na vida do ser humano. O metaverso envolve realidade aumentada para jogos, entretenimento, trabalhar e socializar. Os especialistas não estão ainda convencidos sobre o entusiasmo à volta do metaverso, mas a Meta, detentora do Facebook, Instagram e WhatsApp, está a fazer um grande investimento na indústria. Grayscale, uma gestora de criptoativos, estima que o metaverso venha a ser uma indústria que gere 1 bilião de dólares (900 mil milhões de euros) por ano em receita.
A Meta em outubro anunciou que planeia contratar 10 mil pessoas para ajudarem a construir o metaverso em áreas técnicas como engenharia, design, e gestão de produtos. Atualmente o Facebook tem 25 ofertas de emprego que explicitamente mencionam o metaverso.
O responsável pelas contratações do Facebook na Europa, Médio Oriente e África disse ao Business Insider que o Facebook olha para o metaverso como “a próxima versão da internet”.
A Microsoft também têm atualmente uma vaga para a criação do metaverso. A posição é para “Gestor de Programa Sénior” e o anúncio diz “a nossa tecnologia vai para além dos ecrãs e pixeis, criando uma nova realidade com o objetivo de nos juntar mais – quer isso signifique cientistas a reunirem numa realidade virtual, ou ainda melhor, algo ainda não imaginável”.
A Roblox, popular criadora de jogos como o Minecraft, também está a investir fortemente na indústria e atualmente procura mais de 250 pessoas para diferentes empregos relacionados com o metaverso que variam de engenharia a recrutamento.
Apesar de a maioria das posições acima serem para a criação do metaverso como as diferentes empresas o querem, especialistas dizem que diferentes empregos vão ser criados com a criação do metaverso.
Até a Nike têm algumas oportunidades de emprego nos EUA para trabalhar o metaverso incluindo design de materiais virtuais que pretendem criar produtos Nike, e engenheiros para o metaverso.
A casa de moda Balenciaga também já abriu vagas para um coordenador de negócios no metaverso para trabalhar a partir de Paris para o seu recém-formado departamento do metaverso. Também no mundo da moda, a Gucci está à procura de um gestor de web3 em Milão para se concentrar em vendas de NFT.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com