O porto de Kiel (SEEHAFEN KIEL GmbH & Co. KG), na Alemanha adjudicou à Siemens AG a construção de mais dois sistemas SIHARBOR de fornecimento de energia a partir de terra para o molhe da margem este (Ostuferhafen) do porto. O projeto de construção, que representa um investimento total de aproximadamente 17 milhões de euros, inclui um sistema de transmissão de energia em terra de 50 e 60 Hz para cruzeiros e ferries e outro de 50 Hz para ferries.
Este tipo de sistemas permite fornecer a eletricidade necessária para as operações dos navios durante o período em que estes se encontram atracados no porto. Desta forma, as embarcações passam a utilizar energia diretamente da rede, o que inclui uma elevada componente de fontes renováveis, ao invés dos tradicionais geradores a gasóleo que existem, por defeito, a bordo.
A nova ligação elétrica em terra será uma das maiores instalações deste tipo na Europa. Após a conclusão do projeto, prevista para o final de 2023, o porto de Kiel será capaz de fornecer energia verde em simultâneo a seis navios em todos os seus principais terminais de passageiros, de carga e de ferry.
“A ligação de navios a sistemas de fornecimento de energia em terra tem um enorme impacto económico e ambiental. Os navios economizam no combustível, que é caro; abre-se caminho a novos modelos de negócio para os operadores portuários e o pessoal portuário e os residentes beneficiam de uma significativa redução em termos de ruído e poluição”, explica Markus Mildner, CEO da Siemens eMobility, numa nota enviada ao Jornal Económico.
O contrato celebrado com a Siemens inclui o planeamento da execução, entrega, montagem, cablagem e comissionamento dos sistemas e componentes estruturais necessários para o seu funcionamento, bem como os trabalhos necessários de engenharia estrutural, civil e hidráulica.
A adjudicação deste contrato dá-se na sequência de um concurso público lançado ao nível da União Europeia, que incluía também uma fase de negociação e um concurso de qualificação preliminar. “A Siemens já tinha sido um forte parceiro nosso num projeto anterior de fornecimento de energia a partir de terra. E, mais uma vez, foi a empresa que apresentou a proposta economicamente mais viável. Estamos expectantes por voltar a trabalhar com a Siemens”, diz o Dirk Claus, diretor executivo do porto de Kiel.
Este novo projeto junta-se aos sistemas de fornecimento de energia em terra já existentes nos cais do Mar Báltico (Ostseekai), cais da Escandinávia (Schwedenkai) e da Noruega (Norwegenkai), que também foram construídos pela Siemens.
A expansão da infraestrutura de fornecimento de energia em terra é um dos projetos prioritários do porto de Kiel. Há muito que este porto segue uma clara estratégia de sustentabilidade, visando tornar-se neutro em termos de carbono até 2030. Além da sua própria transição para fontes de energia sustentáveis e da adoção de soluções inovadoras para a proteção do clima, o porto pretende utilizar a sua infraestrutura de fornecimento de energia em terra para criar incentivos às companhias de navegação para que estas reduzam as emissões de carbono quando os seus navios se encontram atracados.
“O fornecimento de energia em terra afigura-se como parte fundamental do nosso esforço de sustentabilidade. A partir de 2024/25, esperamos poder utilizar a nossa infraestrutura de fornecimento de energia para seis navios e assim termos cerca de 80 por cento de todos os navios ligados ao sistema enquanto estiverem atracados”, acrescentou Claus.
Além da redução das emissões de CO2, a ligação de navios a sistemas de fornecimento de energia em terra, enquanto estão atracados, também resulta numa redução significativa em termos de ruído e de poluição
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com