A Airbus está a promover a sua mais recente criação, o novo avião Airbus A350-1000, com uma viagem de demonstração no Médio Oriente, Ásia-Pacífico e Oceânia, com um total de 12 destinos e 55.500 quilómetros a percorrer.
A viagem de demonstração do A350-1000 iniciou-se na passada sexta-feira, partindo da fábrica da Airbus em Toulouse, França, em direção a Doha, capital do Qatar.
A Qatar Airways será a primeira companhia aérea a efetuar voos comerciais com o A350-1000, estando prevista a primeira entrega entre 15 e 20 de fevereiro próximos. A companhia aérea assinou uma encomenda de 37 aviões Airbus A350-1000, considerado o avião mais moderno da aviação civil mundial.
Neste momento, a Airbus revela que já recebeu encomendas de 11 companhias aéreas, para um total de 169 aviões A350-1000.
De Doha, o A350-100 seguirá em direção a Muscate, capital de Omã. A viagem de demonstração seguirá depois para os destinos de Hong Kong, Seul (Coreia do Sul), Taipé (Taiwan), Hanói (Vietname), Banguecoque (Tailândia), Singapura (onde permanecerá em exibição, entre os dias 6 e 8 de fevereiro, no Singapore Airshow 2018), Sydney (Austrália), Auckland (Nova Zelândia), Tóquio (Japão), Manila (Filipinas), regressando depois a Toulouse.
A Airbus sublinha que este novo A350-1000 é uma evolução do outro membro da família, o A350-900, sendo comuns 95% dos respetivos equipamentos.
A construtora de aviões considera que o A350-1000 é direcionado para os voos de longo curso e destaca que este modelo permite 25% de redução no consumo de combustível, de emissão de CO2 (dióxido de carbono) e de custos operacionais para as companhias aéreas.
O A350-1000 tem uma autonomia de voo que chega às oito mil milhas náuticas, o que equivale a cerca de 14.800 quilómetros, e permite novas ligações de longo curso sem escalas entre destinos como Perth, na Austrália, e Londres (cerca de 14.500 quilómetros).
O último avião da Airbus pode transportar mais 40 passageiros que o A350-900, num total de 366 passageiros, numa configuração típica de classe 3 (três filas de três assentos cada).
A aeronave é construída em 70% com materiais de última geração, compósitos, e está equipada com motores Rolls-Royce. Já foi devidamente certificado pela EASA – Agência Europeia de Segurança da Aviação e pela FAA – Administração Federal de Aviação, dos Estados Unidos.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com