[weglot_switcher]

Trabalhadores da Autoeuropa desistem de greve de dois dias

As três centrais sindicais deixaram passar o prazo legal previsto para entregar o pré-aviso, argumentando que as negociações entre a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da empresa “estão a seguir o seu caminho”.
30 Janeiro 2018, 08h39

Os sindicatos dos trabalhadores da Autoeuropa decidiram não avançar com a greve prevista para os dias 2 e 3 de fevereiro. As três centrais sindicais deixaram passar o prazo legal previsto para entregar o pré-aviso, argumentando que as negociações entre a Comissão de Trabalhadores (CT) e a administração da empresa “estão a seguir o seu caminho”, noticia o “Jornal de Negócios”.

Os três sindicatos tinham até à passada sexta-feira para apresentar o pré-aviso de greve, conforme obriga a lei. Depois de terem deixado expirar o prazo de cinco dias úteis para o fazerem, a produção na Autoreuropa deverá funcionar normalmente na próxima sexta e sábado.

“O SITE Sul não apresentou o pré-aviso de greve. Como estão a decorrer as negociações com a empresa não faz qualquer sentido estarmos a emitir um pré-aviso de greve neste momento”, afirma Eduardo Florindo, responsável pelo sindicato. Também o Sindel acredita que “o diálogo é a única solução para resolver os problemas”, ao que o SIMA acrescenta que “as negociações estão a seguir o seu caminho”.

A partir de dia 3 de fevereiro arrancam os novos turnos de fim de semana da Autoeuropa, pagos com horas extraordinárias, previstos no último acordo unilateral da administração da empresa. Caso venha a ser aprovado um novo acordo laboral, as negociações sobre as compensações do trabalho ao fim de semana iniciam-se em agosto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.