Em Foco
Leia mais

Portugal aceita converter parte da dívida cabo-verdiana em investimento

Ficou decidido que os Ministérios das Finanças de Portugal e de Cabo Verde vão agora estudar e apresentar, “brevemente”, uma proposta para reconversão de parte da dívida do país africano ao Estado e à banca portugueses, em investimentos com a participação de empresas portuguesas.

Conversão de dívida cabo-verdiana em investimentos por Portugal é “boa notícia”, diz Olavo Correia

“A reconversão da dívida pública em investimento é uma opção inteligente e com benefícios para todos os lados”, afirmou o vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, que é também ministro das Finanças em exercício, em reação à disponibilidade manifestada por Portugal.

“Fatura da felicidade” em Cabo Verde com prémios anuais de 290 mil euros

O concurso designado por “Fatura da felicidade”, criado pelo Governo de Cabo Verde, terá um valor anual de 290 mil euros em prémios aos contribuintes que pedem fatura, segundo decreto legislativo que entra hoje em vigor.

Banco Africano já emprestou mais de 3 mil milhões de euros contra a pandemia

O presidente do BAD disse já este mês que a recuperação económica do continente depende de um acesso eficaz às vacinas e das soluções que forem encontradas para o problema da dívida, que deverá subir, de 30% em 2010, para 75% do PIB este ano.

Preços de produtos importados por Cabo Verde aumentam 1,8% em março

A taxa de variação mensal registada pelo índice de termos de troca foi de -2,6%, valor inferior em 2,1 pontos percentuais face ao registado no mês anterior, ainda segundo o INE cabo-verdiano. 

Covid-19 ameaça posição destacada de Cabo Verde

Escassez de recursos minerais e de solos aráveis não impediu forte crescimento económico baseado nos serviços e sobretudo no turismo.

Cabo Verde reforça fiscalização ao uso de máscara e descarta estado de emergência

“Nós verificamos que tem havido um certo relaxamento relativamente a esta matéria, nos serviços públicos e privados de atendimento, vamos fazer uma ação proativa, pedagógica, mas também com alguma determinação, para que possamos fazer novamente o uso de máscaras, evitar muitas aglomerações”, disse Ulisses Correia e Silva.
Ulisses Correia e Silva

Cabo Verde: MpD celebra nova vitória e líder do PAICV apresenta demissão

Ulisses Correia e Silva continuará a ser o primeiro-ministro do país lusófono, enquanto Janira Hopffer Almada decidiu afastar-se da liderança da oposição após uma segunda derrota nas legislativas.

Marcelo Rebelo de Sousa anuncia visita a Cabo Verde em maio

O Presidente da República anunciou que vai viajar até Cabo Verde, com eleições marcadas para este domingo, em visita oficial no mês de maio.

Recapitalização do Banco de Cabo Verde adiada

O Banco de Cabo Verde tem necessidades de recapitalização de 1.400 milhões de escudos (12,6 milhões de euros), mas o plano iniciado em 2019, com fundos do Orçamento do Estado, só será retomado depois da pandemia.

Portucalense atribui ‘honoris causa’ ao presidente de Cabo Verde

Jorge Carlos de Almeida Fonseca vai ser distinguido esta semana com o título da universidade, depois de a instituição considerar a sua intervenção exemplar aos mais diversos níveis.

Cabo Verde prevê ter 52% da população adulta vacinada até agosto

De acordo com o primeiro-ministro cabo-verdiano, até ao momento já foram vacinadas contra a covid-19 um total de 41.616 pessoas em Cabo Verde, correspondente a 11% da população elegível (com mais de 18 anos).

Cabo Verde anuncia Orçamento Retificativo e pedido para aumentar défice

“Em vários países do mundo houve suspensão temporária dos limites da dívida e do défice orçamental. Em Cabo Verde, precisamos do mesmo tipo de medidas”, afirmou Ulisses Correia e Silva, ao apresentar na Assembleia Nacional o Programa do Governo para a legislatura (2021/2026).

Banco Mundial responsabiliza vacinação desigual por recuperação económica a dois tempos

A diretora-geral do Banco Mundial, Ngozi Okonjo-Iweala, afirmou este sábado, numa conferência à margem da cimeira do G7, que a distribuição desigual de vacinas vai ter impacto na recuperação económica mundial, em especial em África e na América Latina. 

Músicas tradicionais de Portugal, Espanha, Cabo Verde e Cuba em festival no Seixal

Dedicado à música popular e tradicional, o festival congrega artistas, instrumentos e ritmos nativos originais, nos dias 19 e 20 de junho, em concertos que se realizam sempre a partir das 19:00 horas, em ambos os dias.

Navio “Dona Tututa” deverá começar a operar em Cabo Verde até final de junho

O novo navio, da empresa do grupo português ETE, que esta segunda-feira foi apresentado oficialmente no estaleiro da Navaltagus, no Seixal, onde esteve a ser reconfigurado desde abril de 2020, irá integrar a rota S.Vicente/S. Nicolau/Sal/Boavista e será o primeiro com capacidade para contentores frigoríficos.
Ver mais artigos