Em Foco
Leia mais

CPLP pode vir a alargar-se a novos Estados

Armindo Brito Fernandes considerou como positiva a entrada de outros Estados como membros efetivos da organização, desde que cumpram os requisitos e obedeçam aos seus princípios.

Parlamento de Cabo Verde vai indicar um dos membros do conselho de prevenção da corrupção

A possibilidade desta indicação foi aprovada na Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Reforma do Estado cabo-verdiana.

Helena Paiva condecorada com medalha de mérito por contribuir para consolidar relações entre Cabo Verde e Portugal

A embaixadora foi destacada por Jorge Carlos Fonseca pelo “dinamismo e competência” que demonstrou nas funções que ocupou no país e que “muito contribuiu para uma maior aproximação entre os países”.

Rússia quer reforçar cooperação com Cabo Verde no turismo

O embaixador da Rússia no arquipélago africano, Vladimir Sokolenko, diz que Moscovo aguarda a entrada em vigor do acordo de supressão de vistos entre os dois países.

Instituto Superior de Engenharia de Coimbra estende formação a Cabo Verde

Haverá cursos sobre gestão de cidades inteligentes e indústria automóvel, tecnologia e engenharia civil a partir do próximo mês de abril.

Icelandair espera lucros da Cabo Verde Airlines em 2021

A companhia aérea cabo-verdiana deverá apresentar resultados positivos no próximo ano, mas necessita de contrair um financiamento de longo prazo, de acordo com o grupo irlandês que detém 36% da empresa.

Construção do Hotel Hilton Praia sem data para arrancar

O atraso nas obras dever-se-á a questões financeiras. Primeira pedra foi lançada há cinco anos.

Capital Economics: Moeda ECO pode bloquear união monetária na África Ocidental

A consultora prevê que a moeda que substitui o franco africano CFS vai ter poucos efeitos económicos.

Carlos Veiga admite candidatura a presidente de Cabo Verde

O antigo primeiro-ministro cabo-verdiano, que terminou o trabalho como embaixador nos Estados Unidos da América no final de janeiro, pretende apostar na diáspora.

Cimeira entre a União Europeia e União Africana marcada para outubro em Bruxelas

De acordo com a mesma fonte, ao longo do ano estão previstas várias reuniões entre os dois blocos, incluindo um encontro, marcado para 27 de fevereiro, entre as comissões da UE e da UA, presididas, respetivamente, por Úrsula Von der Lyen e Moussa Faki Mahamat, e uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros, prevista para 04 e 05 de maio.

Covid-19: Cabo Verde interdita voos com origem em Itália por três semanas

Em nota divulgada pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva refere que a resolução, aprovada em reunião do Conselho de Ministros, será publicada na quinta-feira e que o Governo italiano foi “devidamente informado desta medida preventiva, temporária, que se justifica pelo facto de se ter registado um aumento exponencial de casos de pessoas infetadas pela Covid-19 em Itália”.

União Europeia desafia Cabo Verde a incluir dimensão de género nos compromissos futuros

A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde lembrou que o programa OGP tem um financiamento de oito milhões de euros e é “uma iniciativa importante na cooperação bilateral” entre o bloco europeu e o país africano.

Portugal e Cabo Verde querem combate ao racismo “todos os dias” com serenidade e inteligência

Marcelo Rebelo de Sousa defendeu um combate “pela positiva” a manifestações racistas e discriminatórias.

Cabo Verde lidera entre centena de deportados dos PALOP pelos Estados Unidos

O número de cabo-verdianos deportados, por vários motivos, mas sobretudo imigração ilegal, desceu no ano passado para 50, face aos 68 de 2018.

Presidente de Cabo Verde veta autorização do parlamento para Governo alterar Lei da Droga

Jorge Carlos Fonseca refere que, ao abrigo da Constituição da República de Cabo Verde, exerceu “o direito de veto”, tendo devolvido à Assembleia Nacional, “sem o promulgar, o ato legislativo da Assembleia Nacional que concedia autorização ao Governo para aprovar o novo regime dos crimes de consumo e tráfico de estupefacientes e substâncias psicotrópicas”.

PAICV preocupado com autonomia do Observatório do Mercado de Trabalho cabo-verdiano

“O artigo 2 diz que o pessoal do observatório é provido de preferência entre o pessoal da Administração Pública, por via dos instrumentos da mobilidade, todos eles têm um vínculo laboral umbilical com o Governo, daí a tentação das tutelas para impor diretrizes e sugerir ideias”, afirmo uma das deputadas do partido da oposição.
Ver mais artigos