Em Foco
Leia mais

Angola cria comissão multissetorial para preparar presidência da CPLP

A comissão, responsável por elaborar o programa para a presidência angolana e o respetivo orçamento, inicia os seus trabalhos seis meses antes de esta se iniciar – cuja data está ainda por definir – e termina três meses depois da passagem de pastas para a nova liderança.

União Europeia já apoiou Cabo Verde com quase 19 milhões de euros

Além desses desembolsos no âmbito da pandemia, a embaixadora Sofia Moreira de Sousa disse que a União Europeia continua a trabalhar com muitos projetos de “valores consideráveis”, com a sociedade civil e com várias instituições cabo-verdianas.

Cabo Verde estende regime de ‘lay-off’ até 31 de dezembro

Na nova versão os trabalhadores poderão exercer atividade, por “solicitação do empregador”, até ao limite de 40% da carga laboral e só podem ser chamados para as “funções habitualmente exercidas” e não confere qualquer pagamento adicional ao estabelecido.

FMI melhora previsão de queda do PIB em África para 3%

A região deverá registar um crescimento negativo de 3%, melhor do que a recessão de 4,4% prevista em abril, e ligeiramente melhor que a atualização de junho do relatório, que apontava para uma quebra de 3,2% no produto interno bruto.

Portos de Cabo Verde com primeira quebra de passageiros em cinco meses

O Porto da Praia, capital do país, registou uma quota de 3,4% do total, com um movimento de 2.339 passageiros, praticamente metade do registado em agosto, indica o relatório.

Preços em Cabo Verde inalterados pelo segundo mês consecutivo

Desde o início do ano, a taxa de variação acumulada do IPC cabo-verdiano continua negativa, refletindo uma quebra global nos preços de – 0,5%, um valor 1,1 pontos percentuais inferior ao mesmo período de 2019.

CVA deve ser redimensionada em trabalhadores e aviões, defende governo cabo-verdiano

A perspetiva consta dos documentos de suporte à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021. Desde segunda-feira que Cabo Verde reabriu o arquipélago a voos internacionais comerciais, algo que não acontecia desde 18 de março.

Governo cabo-verdiano quer renegociar contrato de concessão das ligações marítimas

O Governo cabo-verdiano admite renegociar no próximo ano o contrato de concessão do serviço público de transporte interilhas de passageiros e carga, assumido desde 2019 pela CV Interilhas, liderada pela portuguesa Transinsular.

Procura turística por Cabo Verde deverá recuar este ano a níveis de 2005

A previsão, que agrava a estimativa anterior, consta dos documentos de suporte à proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021, no dia em que o arquipélago reabre os quatro aeroportos internacionais a voos comerciais do exterior, suspensos desde 18 de março para conter a transmissão da covid-19.

Fórum Energia e Clima vai criar observatório para os países lusófonos 

“O que estamos a fazer (…) é uma amostra muito importante de recolha de dados e de informação, para promover a reunião dessa informação neste observatório, de forma a transmitirmos à ciência e à sociedade em geral um conhecimento maior sobre o problema das alterações climáticas”, disse Ricardo Campos

Cabo-verdiano faz pranchas de surf em Portugal e quer dinamizar desporto no arquipélago

Joselito contou à agência Lusa que trabalhava em oficinas, bate chapas, mecânica e pintura, antes de vir para Portugal, em 2012. A destreza com as mãos deu-lhe jeito no seu primeiro emprego, numa fábrica de pranchas.

Cabo Verde regista menor número de infeções em 35 dias

O arquipélago africano contabilizou mais 28 casos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

Empresário italiano eleito na ilha cabo-verdiana da Boa Vista

Sérgio Corrá, de 59 anos e radicado desde 1997 na ilha cabo-verdiana da Boa Vista, fez história ao ser eleito deputado à assembleia municipal local, liderando a lista do Partido Popular.

Votar tornou-se num ato tão normal como respirar em Cabo Verde, diz Presidente

Em declarações aos jornalistas, após votar numa das assembleias de voto da cidade da Praia, o chefe de Estado recordou que Cabo Verde já realizou seis eleições presidenciais e seis legislativas, sendo hoje o dia das oitavas eleições municipais, sublinhando que isso é já “um sinal de experiência e de maturidade democrática” do país.

Mesas de voto para eleições municipais em Cabo Verde já abriram. Mais de 330 mil cabo-verdianos vão hoje às urnas

A abertura das assembleias de voto acontece uma hora antes do horário habitual nas eleições anteriores, uma das medidas do plano de contingência definido pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Cabo Verde devido à pandemia de covid-19, e a admissão de eleitores poderá ser feita até às 18:30 (19:30 em Lisboa).

Cabo Verde ratifica Acordo de Livre-Comércio Continental Africano

A adesão de Cabo Verde à AfCFTA foi ratificada em fevereiro passado, pelo parlamento cabo-verdiano, e o acordo pretende criar uma zona de comércio livre nos 55 países da União Africana.
Ver mais artigos