Em Foco
Leia mais

Portugal e Cabo Verde preparam novo Programa Estratégico de Cooperação

“O balanço que foi feito em conjunto com os nossos parceiros cabo-verdianos da implementação do atual PEC foi em geral muito positivo”, salientou a vice-presidente do Instituto Camões, reconhecendo algum atraso em determinadas atividades, devido à pandemia.

BAD aprova empréstimo a Cabo Verde para modernizar administração pública

O financiamento do banco visa melhorar a eficiência digital para uma melhor prestação de serviços públicos, modernização da administração, transparência e aumento do investimento do sector privado.

Portugal concede terceira moratória a Cabo Verde para o pagamento da dívida

O anúncio foi feito esta pelo Governo que aprovou uma nova suspensão do pagamento do serviço da dívida por parte da República de Cabo Verde, relativa aos empréstimos diretos concedidos.

Governo de Cabo Verde reduz IVA de 15% para 8% com renúncia fiscal de 5,5 milhões de euros 

O país vai ainda reforçar o quadro institucional e regulatório por forma a garantir previsibilidade e maior estabilidade às tarifas de eletricidade e água, evitando grandes flutuações de aumentos e de reduções,

Banco Montepio liquida filial de Cabo Verde (com áudio)

Uma mudança na lei em Cabo Verde levou o Banco Montepio decidir pela liquidação e dissolução da filial. Mas os depósitos estão assegurados.

Cabo Verde tem novo embaixador nas Nações Unidas 

O diplomata Júlio César Freire de Morais vai assumir a partir de outubro as funções de embaixador de Cabo Verde nas Nações Unidas, conforme decreto assinado pelo Presidente Jorge Carlos Fonseca.

Turismo em Cabo Verde recupera ligeiramente no segundo trimestre

Trata-se ainda de um aumento de 308% no movimento de hóspedes, face ao segundo trimestre de 2020, em que o país estava fechado a voos internacionais e ligações interilhas para conter a pandemia de covid-19, e um crescimento também homólogo de mais de 614% nas dormidas.

Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde apresentam principais iniciativas do projeto SMARTDEST

No projeto, financiado pelo Programa POMAC 2014-2020, foram implementadas soluções de Tecnologias de Informação e Comunicação com o propósito de acelerar a transformação das ilhas da Macaronésia em Destinos Turísticos Inteligentes.

Cabo Verde atingiu hoje meta de vacinação de 70% da população adulta

O Governo cabo-verdiano tinha estabelecido a meta de vacinar 70% da população adulta (cerca de 370 mil pessoas) até final de 2021.

Presidente de Cabo Verde ratifica acordo de mobilidade na CPLP

“Visto, examinado e considerado tudo quanto se contém no presente Acordo, é por aquela Carta o mesmo Acordo confirmado e dado por firme e válido para produzir os seus efeitos e ser inviolavelmente cumprido e observado”, completou Jorge Carlos Fonseca.

Cabo Verde quer comunicação social no novo programa de cooperação com Portugal

O Governo cabo-verdiano defende que a comunicação social seja contemplada no novo Programa Estratégico de Cooperação (PEC) entre Portugal e Cabo Verde, que terá um envelope financeiro superior a 120 milhões de euros.

Cabo Verde prevê baixar défice das contas públicas para 6,1% no próximo ano

No rácio da dívida pública em função do PIB, Cabo Verde atingiu os 155,6% em 2020 e o Governo estima para este ano descer para 153,9%, baixando para 150,9% no próximo ano, sobretudo devido às previsões de crescimento económico.

Paulo Macedo vai propor ao Estado solução para os bancos em Cabo Verde e Brasil este mês

Também este mês a CGD deverá ter uma definição sobre a venda ou não dos fundos de reestruturação da ECS. A Caixa “não está disponível para registar perdas com esse portfolio até porque não tem pressa de vender os ativos”, disse o CEO do banco.

Mais de mil famílias beneficiam de empréstimo obrigacionista de 9 milhões de euros dos municípios cabo-verdianos

Os dados foram avançados à agência Lusa, na cidade da Praia, pelo presidente da Associação Nacional dos Municípios Cabo-verdianos (ANMCV), Herménio Fernandes, um dia após o anúncio da subscrição do empréstimo obrigacionista de 920 milhões de escudos (9 milhões de euros) junto da Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC).

Cabo Verde deixa de exigir máscara na via pública e reabre discotecas

“Mas continua a ser recomendável o uso de máscara perante qualquer situação de aglomeração de pessoas. A utilização de máscara facial em espaços fechados de atendimento ao público mantém-se obrigatória”, disse ainda Ulisses Correia e Silva.

Francisco Seixas da Costa: “Cabo Verde é, de longe, o país africano com a democracia mais estável”

As eleições presidenciais em Cabo Verde, em que José Maria Neves, antigo primeiro-ministro, foi eleito à primeira volta, serviu de mote para a análise de Francisco Seixas da Costa na última edição do programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV.
Ver mais artigos