Em Foco
Leia mais

Contas públicas de Cabo Verde com défice de 3,6% do PIB até maio

As contas públicas de Cabo Verde registaram um défice superior a 6.347 milhões de escudos (57,8 milhões de euros) até maio, equivalente a 3,6% do PIB estimado para 2021, segundo dados do Ministério das Finanças.

Dívida pública de Cabo Verde chega a 151,6% do PIB em maio

O ‘stock’ da dívida pública de Cabo Verde aumentou em maio para mais de 266.311 milhões de escudos (2.423 milhões de euros), equivalente a 151,6% do Produto Interno Bruto (PIB) de 2021, devido à pandemia.

Montepio Geral deixa em aberto continuidade da ‘offshore’ que detém em Cabo Verde

Em causa está a atividade do Banco Montepio Geral Cabo Verde, constituído no arquipélago em 2005 e detido a 100% pela Caixa Económica Montepio Geral, um dos que opera com autorização restrita, apenas para clientes não residentes.

Turistas vacinados que viajem para Cabo Verde já não precisam de levar teste negativo

Cabo Verde deixou na passada sexta-feira a situação de calamidade e vai passar a aceitar certificados de vacinação contra a covid-19 no acesso a estádios de futebol, discotecas, restaurantes e viagens internacionais e domésticas.

Ilha de Santo Antão lidera cobertura da vacinação em Cabo Verde

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e representantes de partidos políticos apelaram na segunda-feira à adesão da população à campanha de vacinação contra a covid-19, sobretudo na ilha de Santiago, onde o processo está mais atrasado.

TACV reúne acionistas para deliberar sobre nova administração

Mais de dois anos depois da privatização, esta será a primeira assembleia-geral em que o Estado cabo-verdiano volta a ter poder de decisão, face à aprovada reversão daquela operação, com 90% do capital social, cabendo o restante a pequenos acionistas, entre trabalhadores e emigrantes.

Cabo Verde fechou investimentos para três hotéis numa semana

O Governo cabo-verdiano aprovou na última semana de julho convenções de estabelecimento para a construção de três empreendimentos turísticos no arquipélago, ultrapassando 400 milhões de euros de investimento privado, divulgou esta terça-feira a Cabo Verde TradeInvest.

Analistas sugerem que é “possível encarar” criação de banco de investimento e fomento da CPLP

A Cedesa, entidade que analisa assuntos políticos e económicos de Angola, considerou que este banco de investimento e fomento, seria “um instrumento de financiamento do desenvolvimento” dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), deveria pretender concretizar “o pilar económico da CPLP”.

BestFly compra operação da espanhola Binter em Cabo Verde

A companhia aérea espanhola Binter acordou hoje a venda de 70% da Transportes Interilhas de Cabo Verde (TICV) à BestFly World Wide, disse à Lusa o proprietário da empresa, ficando os restantes 30% com o Governo cabo-verdiano.

Nova embaixada dos EUA na Praia custa mais de metade do PIB de Cabo Verde

Os Estados Unidos da América (EUA) vão investir 370 milhões de euros na construção da nova embaixada em Cabo Verde, equivalente a mais de metade do Produto Interno Bruto (PIB) cabo-verdiano esperado para este ano.

São Tomé assumirá a próxima presidência da CPLP

De acordo com Santos Silva, a proposta partiu da Guiné-Bissau, que também se tinha mostrado interessada em assumir a presidência.

BAD aprova empréstimo a Cabo Verde para modernizar administração pública

O financiamento do banco visa melhorar a eficiência digital para uma melhor prestação de serviços públicos, modernização da administração, transparência e aumento do investimento do sector privado.

Portugal concede terceira moratória a Cabo Verde para o pagamento da dívida

O anúncio foi feito esta pelo Governo que aprovou uma nova suspensão do pagamento do serviço da dívida por parte da República de Cabo Verde, relativa aos empréstimos diretos concedidos.

Governo de Cabo Verde reduz IVA de 15% para 8% com renúncia fiscal de 5,5 milhões de euros 

O país vai ainda reforçar o quadro institucional e regulatório por forma a garantir previsibilidade e maior estabilidade às tarifas de eletricidade e água, evitando grandes flutuações de aumentos e de reduções,

Cabo Verde pede conversão de dívida externa em fundos climáticos

Olavo Correia explicou que a conversão da dívida pública externa servirá, na proposta em cima da mesa, para financiar projetos nas energias renováveis, no acesso à água e à energia, na economia circular e em “todas as matérias” relacionadas com a resposta às alterações climáticas.

Cabo Verde tem novo embaixador nas Nações Unidas 

O diplomata Júlio César Freire de Morais vai assumir a partir de outubro as funções de embaixador de Cabo Verde nas Nações Unidas, conforme decreto assinado pelo Presidente Jorge Carlos Fonseca.
Ver mais artigos