[weglot_switcher]

Angola nomeia Carlos Alberto Fonseca para embaixador em Lisboa

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República.
17 Maio 2018, 13h24

O Presidente angolano, João Lourenço, nomeou hoje Carlos Alberto Saraiva de Carvalho Fonseca para o cargo de embaixador de Angola em Portugal, substituindo José Marcos Barrica, exonerado por decreto presidencial a 23 de abril.

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, enviada hoje à Lusa, anunciando a nomeação de Carlos Alberto Fonseca, que foi assessor diplomático do ex-Presidente José Eduardo dos Santos.

A 24 de abril, o chefe da diplomacia portuguesa disse que a exoneração do embaixador angolano em Lisboa é um “processo normal” e anunciou que o Governo português já deu o agrément ao sucessor de José Marcos Barrica.

“Não me compete a mim, como ministro dos Negócios Estrangeiros, pronunciar-me sobre escolhas soberanas das autoridades angolanas. A única coisa que eu posso dizer é que o Governo português naturalmente já deu o ‘agrément’ ao novo embaixador que representará Angola”, afirmou hoje Augusto Santos Silva, quando questionado pelos jornalistas sobre a decisão do Presidente angolano de exonerar o embaixador em Lisboa.

A saída do ex-embaixador de Angola e José Marcos Barrica foi anunciada através de uma nota da Casa Civil do Presidente da República angolano, João Lourenço, indicando apenas que o antigo diploma “havia sido nomeado para as funções que agora cessam em abril de 2009”. Desde que assumiu o cargo, em setembro, o chefe de Estado angolano já exonerou e nomeou embaixadores para várias capitais.

A saída de José Marcos Barrica, antigo ministro da Juventude e dos Desportos, de 56 anos, acontece numa altura de tensão nas relações entre Angola e Portugal, devido ao processo Fizz, que está a julgar, em Lisboa, o ex-vice-presidente da República angolana, Manuel Vicente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.