[weglot_switcher]

Apostadores não reclamaram 68 milhões de euros em seis anos

O número é avançado pelo jornal Público, esta quinta-feira, e refere-se a ao período compreendido entre 2017 e 2022. Segundo o jornal, que cita dados do relatório e contas da Santa Casa, 2018 foi o ano em que os apostadores deixaram mais dinheiro por reclamar: 16,4 milhões de euros.
  • Faça as apostas online no site oficial.
28 Março 2024, 09h30

Cerca de 68 milhões de euros ficaram por reclamar em seis anos pelos apostadores da Santa Casa, revela esta quinta-feira o jornal “Público” citando o relatório e contas, publicado na semana passada, juntamente com o Relatório de Gestão e Contas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), depois de uma auditoria ordenada pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

“Entre 2017 e 2022, a Santa Casa distribuiu 11.181 milhões de euros em prémios. E podia ter distribuído mais, se, neste mesmo período, os apostadores não tivessem deixado por reclamar quase 68 milhões de euros”, escreve o jornal.

Nestes seis anos, 2018 foi aquele em que os apostadores deixaram mais dinheiro por reclamar: 16,4 milhões de euros.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disse ao Público que o dinheiro não reclamado tem destinos diferentes. “No caso do Totobola e do Totoloto, o montante dos prémios caducados reverte a favor das várias entidades beneficiárias dos jogos sociais do Estado, nomeadamente de vários ministérios do Governo e dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores. Nos restantes jogos, reverte a favor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”.

Segundo as normas em vigor, os prémios superiores a 150 euros têm de ser reclamados 90 dias a partir do dia do sorteio. Os prémios inferiores a 150 euros podem ser pagos por qualquer mediador.

Já no que respeita aos prémios pagos, o relatório da Santa Casa, refere que, em 2022, foram distribuídos 1,9 mil milhões de euros aos apostadores, sendo a raspadinha o “jogo” que mais prémios distribuiu: mais de mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.