[weglot_switcher]

Arriva prevê ligação ferroviária entre a Galiza e o Porto para 2021 ou 2022

Participadas ibéricas do grupo Deutsche Bahn associaram-se a um outro parceiro estratégico e encomendaram estudos de procura para avaliar a quebra de procura que terá sido provocada pela pandemia.
25 Junho 2020, 16h54

A empresa de transportes Arriva, pertencente ao gigante alemão Deutsche Bahn, só deverá começar a operar a ligação ferroviária entre a Galiza, Corunha, e o Porto, entre 2021 e 2022, disse ao Jornal Económico, José Pires da Fonseca, diretor geral da Arriva Portugal.

“Estamos a olhar novamente para a ligação ferroviária entre a Corunha e o Porto. Era um processo que estava suspenso, mas foi agora retomado pela Arriva Espanha e pela Arriva Portugal, com mais um parceiro estratégico”, revelou Pires da Fonseca ao Jornal Económico.

Este responsável não quis anunciar quem é o parceiro estratégico selecionado pela Arriva para este projeto de ligação ferroviária transfronteiriça, permitido pela liberalização do setor de transporte ferroviário de passageiros no espaço comunitário.

“Já encomendámos estudos de procura”, adianta o responsável da Arriva Portugal, garantindo que essas peças já refletirão a nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19, que resultaram numa quebra generalizada de procura de transportes coletivos.

Este responsável considera que é possível ter este novo serviço a funcionar entre 2021 e 2022.

“Se for otimista, diria que é possível ter essa ligação a funcionar em 2021, se for realista diria que será em 2022”, adiantou Pires da Fonseca.

A Arriva obteve em maio de 2019 a autorização da entidade espanhola da Concorrência, Comissión Nacional de los Mercados de la Competencia, para operar este eixo ferroviário entre a Corunha e o Porto, que neste momento é apenas servido por uma parceria entre a CP e a congénere espanhola Renfe.

“A médio prazo, o nosso objetivo, é virmos a operar todo o eixo atlântico, entre a Galiza, a Corunha, e Lisboa”, assinalou Pires da Fonseca ao Jornal Económico.

Ontem, dia 24 de junho, o jornal galego ‘La Opinión’ avançava que o Grupo Arriva estava a reavaliar a possibilidade de efetuar a ligação ferroviária entra a Corunha e o Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.