[weglot_switcher]

Associações da indústria ferroviária portuguesa e britânica acordam parceria

“Esta cooperação ampliará a partilha de conhecimento ferroviário e abrirá oportunidades de negócio mútuas entre os nossos membros associados, não só em ambos os países, mas também em terceiros, como a Commonwealth e a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)”, defende o presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa.
12 Abril 2024, 14h42

A Associação da Indústria Ferroviária do Reino Unido (RIA) e a Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP) anunciaram uma parceria que levará a uma maior cooperação e colaboração entre as duas associações industriais.

A parceria foi assinada na visita a Portugal, esta semana, de uma delegação comercial ferroviária do Reino Unido composta por 16 empresas.

“A parceria permitirá que as duas associações trabalhem mais estreitamente, beneficiando os membros de ambas as organizações e ajudando a aumentar o potencial de exportação ferroviária de cada país”, avança o comunicado conjunto.

O acordo levará à troca de informações em áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação (não protegidas por Propriedade Intelectual) em cada país; a partilhar as melhores práticas em matéria de competências, formação e recrutamento na indústria; a coordenação em feiras comerciais, exposições ferroviárias e eventos do setor em Portugal, no Reino Unido ou noutros locais, conforme apropriado; e o acesso às instalações de reunião nos escritórios da PFP ou da RIA por membros de qualquer uma das organizações.

Darren Caplan, Diretor Executivo da Associação da Indústria Ferroviária do Reino Unido, fala da nova jornada de cooperação reforçada entre as indústrias ferroviárias do Reino Unido e de Portugal. “O acordo beneficiará os membros de ambas as organizações através do intercâmbio de conhecimento e experiência entre os dois países”, diz, citado no comunicado.

“No Reino Unido, as exportações ferroviárias desempenham um papel vital para ajudar a aumentar o crescimento e aumentar a resiliência da cadeia de abastecimento. Estamos ansiosos para trabalhar com nossos colegas da PFP para maximizar o potencial de exportação entre nossas respectivas indústrias ferroviárias”, acrescenta.

João Figueiredo, Presidente do Conselho de Administração da Plataforma Ferroviária Portuguesa refere na nota que “acolheremos com prazer a RIA em Portugal, para formalizar e iniciar uma forte cooperação entre as nossas duas associações, seguindo a tradição da mais antiga aliança internacional ainda em vigor, com a reinos de Portugal e Inglaterra: 1373 – Aliança Luso-Britânica, posteriormente formalizada pelo Tratado de Windsor, 1386, e o casamento de Filipa de Lencaster com D. João I de Portugal (1387)”.

“Esta cooperação ampliará a partilha de conhecimento ferroviário e abrirá oportunidades de negócio mútuas entre os nossos membros associados, não só em ambos os países, mas também em terceiros, como a Commonwealth e a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)”, defende o gestor.

Lisa Bandari, Embaixadora Britânica em Portugal, considera que “é ótimo testemunhar uma aliança ferroviária com o surgimento do nosso aliado mais antigo”.

“Somos parceiros comerciais há séculos e espero que este memorando reforce a colaboração entre as indústrias ferroviárias britânica e portuguesa, concretizando projetos em Portugal, no Reino Unido e noutros locais, contribuindo para a prosperidade das nossas duas nações”, conclui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.