[weglot_switcher]

Relatório da auditoria à Caixa pode chegar “ainda hoje” ao Parlamento

O relatório deverá chegar truncado ao Parlamento, isto é, sem conter informações que estejam sob segredo bancário.
30 Janeiro 2019, 11h47

O polémico relatório da auditoria à Caixa Geral de Depósitos (CGD) pela EY poderá chegar ainda hoje ao Parlamento, anunciou a presidente da comissão parlamentar de orçamento e finanças (COFMA).

“Paulo Macedo [presidente da CGD] garantiu-me que ainda hoje ou até ao final da semana, eu julgo que o conseguirá fazer ainda hoje, será remetido o relatório à comissão de orçamento e finanças o relatório da auditoria à Caixa Geral de Depósitos”, disse a deputada do PSD Teresa Leal Coelho à RTP3.

Alguns minutos mais tarde, dirigindo-se aos deputados da COFMA, Teresa Leal Coelho reiterou que o presidente da CGD lhe garantiu que “muito provavelmente ainda hoje, se não amanhã, ou na sexta-feira”, o relatório da auditoria será remetido ao Parlamento.

Teresa Leal Coelho salientou também, nessa intervenção, que a Assembleia da República terá acesso ao documento “depois de muitos incidentes e percalços” e lamentou que a auditoria tenha sido dada a conhecer aos portugueses “através de uma fuga de informação amplificada pela comunicação social”.

“Finalmente, depois de longos meses que temos vindo a requerer o acesso a este documento, vamos recebê-lo e avaliá-lo”, afirmou a presidente da COFMA.

O relatório deverá chegar truncado ao Parlamento, isto é, sem conter informações sigilosas ou sensíveis, que estejam sob segredo bancário, explicou a deputada.

“É isso que diz o despacho da procuradora [Lucília Gago], é essa a informação que foi prestada pelo governador do Banco de Portugal e também pelo presidente da Caixa Geral de Depósitos – que a informação que esteja sob segredo bancário será retirada ou truncada no relatório para que ela não venha a ser do conhecimento, para já, da comissão e depois eventualmente do conhecimento público ser for esse o entendimento da comissão”, afirmou Teresa Leal Coelho.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.