[weglot_switcher]

Aumento das despesas com alimentação obrigou 29% dos portugueses a comer menos

Cerca de 66% dos portugueses revelam que a sua despesa alimentar aumentou, tendo 30% dos portugueses sido obrigados a limitar ou mesmo renunciar às despesas com produtos alimentares devido à falta de meios financeiros.
27 Março 2024, 12h18

Os portugueses foram obrigados a fazer ajustes no orçamento familiar durante o último ano, uma vez que os preços aumentaram, especialmente na área alimentar. Segundo o barómetro europeu da Cetelem, a situação económica obrigou 29% dos portugueses a comer menos.

Cerca de 66% dos portugueses revelam que a sua despesa alimentar aumentou, tendo 30% dos portugueses sido obrigados a limitar ou mesmo renunciar às despesas com produtos alimentares devido à falta de meios financeiros, já 44% abdicaram de certos produtos, nomeadamente como carne e peixe.

Perante esta conjuntura económica 91% dos portugueses revela que aproveita mais as promoções e ofertas especiais, com 83% a optar por comprar produtos mais baratos. Cerca de 84% passou a estar mais atento ao orçamento alimentar e 90% evita o desperdício.

O barómetro é transversal aos países europeus que fizeram parte da pesquisa, com 55% dos europeus a revelarem que deixaram de comprar carne ou peixe de forma a controlar as despesas, e 42% dos agregados familiares europeus foram forçados a comer menos.

Os europeus também estão a aproveitar mais as promoções e os preços baixos este ano, a desperdiçar menos alimentos, a optar por marcas mais baratas e a abandonar os produtos biológicos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.