[weglot_switcher]

BCP: “A banca está muito preocupada com a situação do Sporting”

O vice-presidente da comissão executiva do banco, Miguel Maya, afirmou esperar que a situação se resolva a curto prazo. O BCP é uma das duas instituições que vai perdoar dívida à SAD do clube.
18 Maio 2018, 12h12

Miguel Maya, vice-presidente da comissão executiva do BCP, afirmou esta sexta-feira que a banca está muito preocupada com a situação que o Sporting Clube de Portugal enfrenta. A crise atual poderá comprometer a situação financeira do clube, que vai beneficiar de um perdão de dívida bancária de cerca de 94,5 milhões de euros por dois bancos, incluindo o BCP.

“A banca está muito preocupada com a situação do Sporting”, afirmou o banqueiro, à margem da conferência Banca & Seguros: O Futuro do Dinheiro, organizada esta sexta-feira pela TSF e pelo Dinheiro Vivo, em Lisboa.

“Gostaríamos de ver a situação normalizada num curto espaço de tempo”, disse Maya, que deverá ser nomeado próximo CEO do banco, na assembleia geral que terá lugar a 30 de maio. O executivo, que irá suceder a Nuno Amado, acrescentou apenas que não querer fazer mais comentários sobre o assunto.

O Sporting vai beneficiar de um perdão de dívida bancária de cerca de 94,5 milhões de euros, depois de ter acordado comprar as posições do Novo Banco e do BCP na estrutura financeira do clube por 30% do valor pago pelos bancos. O acordo prevê que o Sporting compre por 30 cêntimos cada um dos valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em ações (VMOC) detidos pelo Novo Banco e pelo BCP, que pagaram um euro por cada um destes títulos.

Os VMOC foram emitidos em 2011 e 2014 e traduzem a conversão das dívidas que o clube tinha à banca em títulos que posteriormente são convertidos em ações. Ou seja, a dívida é convertida em capital da Sporting SAD. No início do mês, o BCP detinha 83,4 milhões de euros em VMOC, enquanto o Novo Banco tinha 51,4 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.