[weglot_switcher]

BE-Madeira defende reflorestação para ‘combater’ incêndios florestais

Os bloquistas apresentam uma estratégia que passa por criar equipas de Sapadores Florestais constituída por trabalhadores especializados na prevenção e combate aos incêndios florestais e desenvolver um Plano Regional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
29 Julho 2019, 09h35

O líder regional do Bloco de Esquerda-Madeira, Paulino Ascensão, defendeu, no passado domingo, Dia Nacional da Conservação da Natureza, a reflorestação como prioridade para o Governo Regional da Madeira, como forma de ‘combater’ os incêndios florestais, nomeadamente a plantação de espécies endógenas nas áreas ardidas e o combate às espécies invasoras.

“A reflorestação é fundamental para aumentar a resistência aos fogos florestais, melhorar a estabilidade dos solos e a segurança nas vias rodoviárias e habitações no sopé das escarpas e para a captação de água e proteger a biodiversidade”, refere o bloquista.

Paulino Ascensão atribui a proliferação das espécies invasoras, associada ao abandono da agricultura, criando um “contínuo de material altamente combustível, tanto nos espaços florestais e rurais, como em zonas urbanas”, às “proporções alarmantes” que os incêndios assumiram desde 2010.

O líder regional do partido relembra que desde 2010 mais de um terço da superfície da ilha da Madeira (25 mil hectares) ardeu, mas também viram-se fogos a entrarem em zonas residenciais.

É neste sentido, que os bloquistas apresentam uma estratégia que passa por criar equipas de Sapadores Florestais constituída por trabalhadores especializados na prevenção e combate aos incêndios florestais e desenvolver um Plano Regional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Para combater os incêndios, o BE ainda considera necessário identificar as zonas, públicas e privadas, para intervenção prioritária, tendo em conta a necessidade de fazer regredir a área ocupada por espécies invasoras e criar descontinuidade territorial que minimize a progressão de incêndios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.