[weglot_switcher]

Bison Bank alcança primeiros lucros desde a sua criação em 2018

O banco liderado por António Henriques tinha, no final de 2023, mais de dois mil milhões de ativos sob gestão, contando com mais mil clientes no conjunto do ano passado.
16 Abril 2024, 11h31

O Bison Bank, antigo banco de investimento do Banif, alcançou no final de 2023 os primeiros lucros desde que foi criado em 2018, um ano antes daquilo que estava previsto no plano de negócios, superando os dois mil milhões de euros de ativos sob gestão e conquistando mil clientes no conjunto do ano passado.

O banco registou um resultado positivo de 641 mil euros, o que compara com prejuízos de 9,4 milhões de euros em 2018, um desempenho que superou as expectativas da instituição financeira.

O resultado fica “muito acima daquilo que era a nossa expectativa de breakeven em 2025″, afirmou António Henriques, CEO do banco, na apresentação dos resultados referentes ao ano passado e balanço do desempenho da instituição financeira nos últimos anos.

“Não só alcançou o breakeven como teve resultados positivos no primeiro trimestre, em linha como o modelo de negócio”, adiantou ainda, notando que este é “um caminho que acreditamos ter sido de bastante sucesso e que nos coloca na linha da frente”.

No ano passado, a margem financeira do Bison Bank subiu para 5,5 milhões de euros, em comparação com uma margem negativa na ordem dos 167 mil euros em 2018. As comissões bancárias cresceram de 1,9 milhões para 2,9 milhões neste período.

Por outro lado, os custos de estrutura do Bison Bank passaram de 9,5 milhões para 7,7 milhões de euros. O presidente executivo do banco estima que os “custos devem crescer nos próximos anos, mas alinhados com o crescimento esperado do lado das receitas”.

Os depósitos de clientes aumentaram para quase 200 milhões de euros em 2023, quando se situavam nos 37 milhões de euros em 2018.

O Bison Bank aumentou os ativos de gestão de cerca de 500 milhões para mais de dois mil milhões de euros em 2023. O banco conta com 2.945 mil clientes, quando tinha 598 clientes em 2018.

No Bison Digital Assets (BDA), através do qual disponibiliza serviços ligados ao mercado de criptoativos, o banco tem 52 clientes, com um total de execução de 35 milhões de euros. O resultado foi negativo em 500 mil euros, mas a expectativa é de alcançar lucros até ao final deste ano ou em 2025.

“Acreditamos que este ano conseguimos fazer um processo de breakeven na BDA, mas se olharmos para o plano de negócios vamos conseguir até 2025″, disse António Henriques.

Na apresentação, o banco adiantou ainda que espera que o Estado renuncie à entrada no capital da instituição no âmbito do regime especial dos ativos por impostos diferidos. “No início de 2023, foi dado diferimento positivo do Banco de Portugal e deixámos de fazer parte do regime”, esclareceu Eduardo Moradas, vogal executivo do Bison Bank, frisando que o banco “espera a renúncia” por parte do Estado.

Sobre uma possível saída do acionista chinês do capital do banco, o CEO do Bison Bank disse que “até hoje não existe uma única informação que permita concluir que o acionista sairá deste investimento”, havendo uma “motivação extrema”.
Notícia atualizada às 16:13
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.