[weglot_switcher]

Boris Johnson diz que é “um grande acordo” para o Brexit. Mas ainda precisa da aprovação do Parlamento britânico

Boris Johnson prepara-se agora para enfrentar acordo o Parlamento britânico no sábado. Imprensa britânica prevê dificuldades em fechar o acordo com a oposição na Câmara dos Comuns.
17 Outubro 2019, 10h59

Londres e Bruxelas já chegaram a acordo para o Brexit, o anuncio foi feito por Jean Claude Juncker, esta quinta-feira, no Twitter.

Porém, o acordo ainda não está fechado. A próxima fase decorrerá na Câmara dos Comuns onde se espera uma forte discussão entre Boris e a oposição dado que, em principio, o primeiro-ministro não terá maioria suficiente para fazer aprovar o acordo. A próxima sessão está agendada para este sábado, 19 de outubro.

Caso Boris Johnson não consiga chegar a acordo na Câmara dos Comuns, o primeiro-ministro será forçado a pedir um adiamento do Brexit até janeiro de 2020, uma das condições da Lei de Benn aprovada no Parlamento, em agosto.

“Temos um novo acordo que retoma o controlo – agora o Parlamento deve finalizar o Brexit no sábado, para que possamos passar para outras prioridades, como o custo de vida, o SNS, o crime violento e o meio ambiente”, escreveu no Twitter o primeiro-minsitro britânico, anunciando que chegou a acordo com os seus (ainda) parceiros europeus.

Momentos depois do anuncio, os unionistas da Irlanda do Norte (DUP) rejeitaram apoiar o acordo que está a ser negociado entre o Governo britânico e a União Europeia, que prevê que se crie uma fronteira aduaneira no mar da Irlanda. Uma posição que foi mantida após o anúncio de que o Reino Unido e a UE tinham chegado a um acordo.

Na mesma rede social, o parlamentar do DUP David Blevins já se manifestou, afirmando que a posição do partido de rejeitar qualquer acordo se mantém.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.