Bruxelas dá ‘luz verde’ a apoio público de 133 milhões de euros à SATA

Porém, a Comissão Europeia abriu uma investigação sobre outras medidas de auxílio do Estado português à empresa “estão em conformidade com as regras da União Europeia”. Em causa estão três aumentos de capital.

A Comissão Europeia aprovou esta terça-feira um auxílio estatal português de 133 milhões de euros à companhia aérea SATA – Air Açores para que a transportadora tenha liquidez suficiente para garantir a conectividade entre as ilhas do arquipélago.

Portugal havia solicitado um apoio urgente à companhia aérea, controlada pelo governo regional, para que esta conseguisse cumprir as suas obrigações de serviço público e, depois de avaliar o caso, as autoridades europeias concluíram que esta injeção é “necessária”.

A SATA não cumpre os requisitos para receber apoios ao abrigo do Quadro Temporário de Auxílios Estatais da Comissão (para necessidades financeiras criada pela pandemia) mas insere-se nas Orientações de 2014  sobre os auxílios estatais para resgate e reestruturação. Ou seja, os problemas de tesouraria já existiam antes surgimento do novo coronavírus e das restrições implementadas para lhe dar resposta.

À parte da autorização deste apoio público por parte do Estado português, Bruxelas decidiu abrir uma investigação para avaliar se certas medidas de apoio público a favor da empresa estão em conformidade com as regras da União Europeia. Em causa estão três aumentos de capital feitos a partir de 2017 que, para Portugal, não constituem um auxílio estatal ao abrigo das normas comunitárias, porque o acionista único da SATA operou como um investidor privado.

A Comissão Europeia vai agora pôr à lupa essas operações para perceber se deveriam ter sido notificadas à instituição. “A abertura de uma investigação aprofundada dá a Portugal e outras partes interessadas a oportunidade de apresentarem comentários. Não prejudica o resultado da investigação”, explica o executivo comunitário em comunicado.

Relacionadas

Perdas no turismo dos Açores podem chegar aos 500 milhões este ano

Há pouco mais de seis meses o Governo Regional açoriano antecipava um crescimento de 2% do Produto para este ano. Mas a pandemia paralisou o turismo e a queda do PIB será de entre 15% a 25%, segundo analistas.

Governo dos Açores diz que plano de reestruturação da SATA já está concluído

O novo conselho de administração da transportadora açoriana, que tomou posse em janeiro, comprometeu-se a apresentar um plano estratégico e de negócios até ao final do primeiro trimestre do ano, mas a pandemia da covid-19 obrigou a uma reavaliação do documento.
Recomendadas

Governo prepara novas linhas de financiamento às exportações

O secretário de Estado da Economia, João Correia Neves, que está em Milão na maior feira de calçado do mundo, vai colocar verbas do Portugal 2020 à disposição das empresas para a promoção da presença digital nos mercados internacionais.

Liberty cria ecossistema na ‘cloud’ pública

Construir um seguro à medida de cada um e uma oferta personalizável é o objetivo da Liberty Seguros com um novo ecossistema, afirma Alexandre Ramos, da área tecnológica da companhia.

Juíza trava proibição da WeChat nos Estados Unidos

Depois da chinesa Tik Tok, agora é a vez da aplicação de mensagens ver o bloqueio ser impedido, neste caso, pela justiça norte-americana.
Comentários