[weglot_switcher]

Cabo Verde: Parlamento trabalha em rede paralela após ataque informático

A Assembleia Nacional de Cabo Verde foi alvo de um ataque informático na passada sexta-feira, dia 22 de março, que afetou alguns serviços e atrasou o pagamento de salários dos funcionários e de deputados. 
25 Março 2024, 16h06

A Assembleia Nacional de Cabo Verde está atualmente a trabalhar na criação de uma infraestrutura em paralelo, poucos dias depois de ter sido alvo de um ataque informático.

De acordo com a Forbes África Lusófona, os trabalhos nessa rede paralela vão prosseguir numa altura em que ainda está em curso a recuperação e limpeza dos sistemas afetados.

A Assembleia Nacional de Cabo Verde foi alvo de um ataque informático na passada sexta-feira, dia 22 de março, que afetou alguns serviços e atrasou o pagamento de salários dos funcionários e de deputados.

Segundo Avelino Sanches Pires, chefe do departamento de comunicação e segurança, os técnicos do Parlamento tinham identificado a “infeção” uma semana antes através de um dos servidores na área de gestão financeira, que afetando “rapidamente” outras máquinas.

Como medida de prevenção, esse segmento da rede “foi imediatamente isolado” e todos os outros computadores foram desligados da rede “para evitar a propagação do vírus”, acrescentou, em entrevista à Rádio de Cabo Verde (RCV) assegurando que a situação “está sob controlo” e que os salários dos funcionários e dos deputados já foram processados.

A origem do ataque está a ser investigada em conjunto com técnicos do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) e da Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana.

Instituições cabo-verdianas têm sido alvo de ataques informáticos e o caso mais recente aconteceu em outubro, atingindo a principal empresa de telecomunicações de Cabo Verde, a CV Telecom (com a marca comercial Alou).

Em 26 de novembro de 2020, a Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE) foi alvo de um ciberataque em larga escala, com impacto grave.

O mais comum tem sido o ataque cibernético de ‘malware’ do tipo ‘ransomware lockbit’, conhecido como ‘vírus de criptografia’”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.