[weglot_switcher]

Câmara de Lisboa diz que “não há” perigo de derrocada em outros edifícios depois de explosão

Carlos Manuel Castro refere que esta segunda-feira irá ser feita uma terceira vistoria por precaução dado que no dia de ontem “foi feita a desmontagem dos vários pisos” que ficaram afetados pela explosão seguida de incêndio num prédio de Lisboa que provocou um morto.
21 Dezembro 2020, 09h43

O vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa diz que não existe um perigo de derrocada dos edifícios adjacentes da explosão verificada no prédio da rua de Santa Marta em Lisboa que no domingo provocou cinco feridos, um dos quais em estado grave e um morto.

“A indicação que temos é que não há. De qualquer forma, por precaução convém que haja uma nova vistoria, até porque ontem foi feita a desmontagem dos vários pisos do edificado e importa perceber se isso teve ou não impacto no edificado adjacente”, referiu Carlos Manuel Castro em declarações à imprensa esta segunda-feira, 21 de dezembro.

O vereador explicou também como foi encontrado o corpo do jovem de 24 anos. “Estivemos várias horas a tentar perceber se a pessoa podia estar no lado da rua de Santa Marta. Ao longo da noite desmontamos vários pisos e foi possível remover o material decorrente da queda. O corpo estava na parte de trás do edifício”, afirmou.

Ao todo, foram retiradas 47 pessoas de vários edifícios. Carlos Manuel Castro salientou que 13 ainda não puderam voltar a casa, mas que esta segunda-feira será feita “uma nova avaliação pela equipa técnica da câmara municipal, no sentido de apurar as condições de habitabilidade do edifício. De qualquer forma essas pessoas estão a ser devidamente acompanhadas pela Proteção Municipal. As outras 34 já regressaram a casa”.

A parte da frente do edifício localizado na rua de Santa Marta ruiu e várias projeções atingiram o Hospital de Santa Marta. A explosão atingiu também viaturas estacionadas naquela rua, que se encontra cortada ao trânsito. O vereador apontou que a explosão deverá ter sido causada por uma fuga de gás.

O alerta para a explosão, seguida de incêndio, de um prédio de habitação na rua de Santa Marta, no domingo, foi dado às 07:48, segundo os bombeiros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.