[weglot_switcher]

Câmara de Lisboa proíbe abertura de superfícies comerciais do Pingo Doce às 6h30

Fernando Medina considerou em declarações à “Sic Notícias” que a medida anunciada pela dona do Pingo Doce é “lamentável”. Decisão surge depois das autarquias de Cascais, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Gondomar anunciarem que vão tentar travar a abertura antecipada destes espaços comerciais.
12 Novembro 2020, 15h41

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, rejeitou, esta quinta-feira, a abertura de superfícies comerciais a partir das 06:30 nos próximos fins de semana.

Em declarações à “Sic Notícias”, Fernando Medina considera “lamentável” que numa altura que exige “esforço e solidariedade” os hipermercados tentem “contornar as regras” para proveito próprio.

“São lamentáveis as práticas de anúncios de promoções especiais para estar a ir buscar clientes aproveitando uma situação de dificuldade coletiva. É condenável. As regras vão ser iguais para todos”, salientou.

Segundo o autarca “foram tomadas medidas muito duras para nos proteger a todos da evolução da pandemia, o que entendemos é que não podemos assistir a isto e, por isso, as regras vão ser comuns para todos [de forma] a tentar fazer aquilo que é preciso nestes dias”, sublinhou.

Desta forma, é preciso “proteger as pessoas, as pessoas ficarem em casa, mas terem acesso aos bens fundamentais que necessitam, com horários que seja razoáveis, mas não compactuar com aqueles que procuram no meio destas dificuldades todas irem buscar o lucro ao vizinho do lado e muitas vezes o vizinho mais pequeno e até mais necessitado”, reiterou.

De acordo com um despacho publicado esta quinta-feira pela CML, pode ler-se que “no seguimento das medidas determinadas pelo Decreto n.º 8/2020, de 8 de novembro, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República, nomeadamente as condicionantes à circulação na via pública constantes do respetivo artigo 3.º, e tendo vindo a público a intenção de algumas grande superfícies comerciais abrirem às 06h30 da manhã nos próximos fins de semana, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa emitiu hoje um despacho clarificando que o horário de abertura dos estabelecimentos comerciais nos próximos dois fins de semana será às 08h00 da manhã, não sendo aceite a abertura antecipada antes dessa hora a qualquer estabelecimento comercial ou de venda a retalho”.

A medida da autarquia de Lisboa chega depois das câmaras de Cascais, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Gondomar terem contestado o anuncio da dona do Pingo Doce, esta quinta-feira, informando que vão requerer a meios legais para impedir a abertura destes hipermercados.

As contestações chegam depois da Jerónimo Martins anunciar que, nos próximos dois fins de semana, vai abrir os supermercados do Pingo Doce a partir das 6h30 mantendo as portas abertas até às 22h. A decisão do grupo surgiu devido às limitações à circulação impostas pelo estado de emergência nos próximos sábado e domingo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.