[weglot_switcher]

Câmara do Funchal aprova 260 mil euros para associações culturais

Miguel Silva Gouveia referiu que “a situação que estamos a viver é particularmente delicada para os artistas, que viram de uma forma generalizada os seus espetáculos serem adiados ou cancelados, e a CMF não ficou alheia a isso”.
9 Maio 2020, 10h30

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), Miguel Silva Gouveia, anunciou na passada quinta-feira, após a Reunião de Câmara semanal, a aprovação de apoios que ascendem a 260 mil euros para as associações culturais para o ano de 2020, que abrangem um total de 37 entidades.

O autarca referiu que “a situação que estamos a viver é particularmente delicada para os artistas, que viram de uma forma generalizada os seus espetáculos serem adiados ou cancelados, e a CMF não ficou alheia a isso”.

Neste sentido, Miguel Silva Gouveia salientou que a Câmara tentou adaptar o tipo de espetáculos que era possível fazer, de forma a garantir que havia programação adequada e que os artistas continuariam a ser pagos pelo seu trabalho, dando o exemplo do programa ‘A Cultura que nos Une’, frisando que enquanto as circunstâncias atuais perdurarem é isso que vão continuar a fazer.

“Conforme já tinha assumido, terminado o Estado de Emergência, deliberámos esta semana a atribuição destes apoios, permitindo que dezenas de agentes e produtores culturais que são nossos parceiros, possam também eles adaptar-se às circunstâncias e encontrar estabilidade para continuarem a fazer o seu trabalho”, realçou.

Na Reunião de Câmara desta semana, foi igualmente adjudicada a empreitada de renovação e aumento da ciclovia entre o Fórum Madeira e a Praça do Turista, por cerca de 1,2 milhões de euros a que se soma o IVA, com um prazo de execução de 330 dias, sendo esta uma obra cofinanciada pelo MADEIRA 14-20.

Em causa estão 2,5 quilómetros de percurso, que vêm dar continuidade a outros dois troços da ciclovia já existentes. Paralelamente, o autarca afirma que será também garantida a coesão da rede pedonal, com um valor mínimo de referência de 1,20 metros garantido em toda a extensão do projeto, e feitas cerca de 120 intervenções de melhoria no espaço público municipal, como a correção de passadeiras, a beneficiação de passeios e a retirada de obstáculos existentes.

“Esta intervenção vai permitir que os funchalenses e todos aqueles que nos visitam tenham mais e melhores condições para desfrutar da mobilidade suave na nossa cidade, com todos os benefícios que lhe estão associados em termos de saúde e ambiente. A operação permitirá, em específico, a maximização das condições de fruição da Estrada Monumental, com destaque para a prática de lazer e desportiva”, sublinhou Miguel Silva Gouveia.

Finalmente, também foi aprovada uma alteração ao mapa de pessoal da CMF, no sentido de integrar nos quadros do Município todos os atuais trabalhadores da empresa municipal Frente MarFunchal.

“No início deste ano, tomámos a decisão de fechar a empresa, com o compromisso de proceder à integração dos seus trabalhadores nos quadros municipais, e este é o início desse processo, criando as 121 vagas necessárias, que compreendem técnicos superiores, assistentes técnicos e operacionais. Procuraremos ter o processo de encerramento da empresa e de integração dos trabalhadores concluído até ao final do corrente ano”, rematou o Presidente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.