[weglot_switcher]

Câmara do Funchal instala chips em oito mil árvores para gerir património arbóreo

Com a implementação deste sistema de gestão arbóreo a autarquia espera projetar com “maior rigor” o planeamento urbanístico do município e a presença de árvores “em simbiose” com o edificado e com as pessoas.
23 Agosto 2019, 11h19

A Câmara Municipal do Funchal está a instalar chips em todas as árvores colocadas em jardins e espaços públicos do municípios, criando assim um sistema de gestão do património arbóreo da cidade.

O sistema de gestão inclui ainda uma base de dados com informações sobre a espécie, idade, historial de manutenção, possíveis doenças, inclinação, geolocalização, latitude e longitude das respectivas árvores.

A primeira fase do projecto já decorre, e inclui o levantamento da história das árvores, e a implantação de chips em cerca de oito mil árvores.

O projeto inclui uma segunda fase que passa pela aquisição de uma aplicação móvel que permite a “leitura instantânea” da informação de cada árvore através de um smartphone ou tablet, explica o município.

A vice-presidente da autarquia, Idalina Perestrelo, afirmou que os espaços verdes são parte “indissociável” da identidade do Funchal.

A autarca disse ainda que o património arbóreo “assume um papel fundamental” no equilíbrio do meio urbano.

“O Funchal estará agora na linha da frente de um novo paradigma em termos de planeamento, gestão e valorização do património arbóreo da Madeira”, defendeu Idalina Perestrelo.

A autarca espera que a primeira fase do projeto esteja concluída em meados de 2020. Idalina Perestrelo sublinhou que através deste sistema de gestão vai ser “possível projetar com maior rigor” o planeamento urbanístico da cidade e a presença de árvores “em simbiose com o edificado e com o próprio fluxo de pessoas”.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/fundos-comunitarios/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”619″ slug=”fundos-comunitarios” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/fundos-comunitarios/thumbnail?version=1554288514951&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.