[weglot_switcher]

Castro Marim aposta na “fixação de novas famílias, novos investimentos e novas empresas”

Autarquia vai dispor do maior orçamento desde 2013 e salienta a aposta em “medidas e projetos estruturantes para melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes e tornar o concelho mais atrativo”.
6 Janeiro 2024, 12h21

O Município de Castro Marim torna público o Orçamento para 2024 e as Grandes Opções do Plano: 27,015 milhões de euros, dos quais 16 milhões de despesas correntes e 10,99 milhões de euros de despesas de capital.

O orçamento, o maior desde 2023, concentra-se, segundo a autarquia, “em medidas e projetos estruturantes para melhorar a qualidade de vida dos seus munícipes e tornar o concelho mais atrativo para a fixação de novas famílias, novos investimentos e novas empresas”.

Na mesa estão, segundo o documento, a requalificação de infraestruturas de água na vila de Castro Marim, a beneficiação do Centro de Saúde da vila e a requalificação da Rua da Alagoa, na freguesia de Altura, com candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) já aprovadas, e a implementação da Estratégia Local de Habitação, dividida entre a criação de habitações para 109 famílias e a construção de apartamentos para habitação a custos controlados e conservação da habitação.

A taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) no mínimo legal e desconto máximo no IMI Familiar é outro fator de atração, de acordo com a autarquia, que destaca “a criação de emprego estável e qualificado” e “o crescimento da economia local”, alavancados pela concretização dos empreendimentos Verdelago, Eco Hotel da Maravelha e Cannprisma – plantação e exploração de cannabis medicinal, e na projeção de outros, como o supermercado O Corvo, Octant Hotels Praia Verde, Eurotel e restaurantes “O Grupo Infante”.

Na área da Recolha de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana, serão implementadas em 2024 as primeiras rotas de recolha de biorresíduos com contentores, viaturas próprias e equipas segregadas, adianta o documento. Outro desafio é a área da Proteção Civil, onde a autarquia destaca o compromisso assumido com os Bombeiros de Vila Real de Santo António e de Castro Marim que aguarda os termos do contrato a realizar com o Ministério da Administração Interna, para um novo Posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castro Marim.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.